Ajude um astrônomo mirim a participar de intercâmbio na Nasa

Foto de Bruno observando o céu por meio de telescópio do projeto da UFRPE

Quem acompanha as atividades do projeto da UFRPE Desvendando o Céu Austral certamente já observou – e provavelmente se encantou – com o monitor mirim Bruno Galindo, de 13 anos. O pequeno voluntário foi convidado a integrar o projeto após se revelar amante da astronomia e dedicado colaborador. Morador de comunidade em Barra de Jangada, Bruno tem a oportunidade de participar de intercâmbio no Space Center University, da NASA, durante sete dias, em julho deste ano. Para ajudá-lo a alcançar o sonho, foi lançada uma vaquinha virtual, pois é necessário o valor de R$11 mil.

Para colaborar, com qualquer valor, basta acessar o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-um-astronomo-mirim-a-chegar-a-nasa . Parentes, amigos e incentivadores estão se mobilizando para proporcionar essa experiência única ao “astrônomo mirim”, como já é chamado. O programa de intercâmbio terá turmas formadas por 10 alunos, no máximo, que serão acompanhados por professores. O conteúdo envolve teoria da sala de aula com atividades cognitivas e táticas, simulando treinamento de astronautas e experiências da NASA no mundo real.

Aos 9 anos, Bruno despertou para a astronomia com paixão, após acompanhar, junto com sua família, o fenômeno da Lua de Sangue, que ocorreu no ano de 2015. Com a oportunidade oferecida por seus pais, adquiriu, na Bienal do Livro do mesmo ano, materiais relacionados ao sistema solar. Na perspectiva de encontrar um orientador para auxiliar no desenvolvimento de seu filho pela astronomia, a mãe, Ester, conheceu o professor do Departamento de Física da UFRPE Antônio Carlos Miranda, coordenador do projeto de extensão Desvendando o Céu Austral.

Entre as ações do projeto, está o Curso de Introdução à Astronomia, ministrado para leigos, aos sábados, no prédio Cegen/UFRPE. Bruno participou do primeiro curso, aos 11 anos, e, depois de um período, ganhou um telescópio, adquirido com muito esforço pela família, batizando-o de Calisto. Na vivência do projeto, foi convidado para participar como monitor voluntário das observações astronômicas, realizadas aos domingos na Torre Malakoff, no Bairro do Recife. Como membro do Projeto Desvendando o Céu Austral, Bruno participa de diversas atividades, a exemplo de palestras, oficinas, lançamentos de foguete e oficinas de utilização de instrumentos astronômicos, na companhia dos responsáveis.

Até agora, apenas 10% do valor necessário ao intercâmbio foram arrecadados. Vamos ajudar esse astrônomo mirim pernambucano a chegar mais perto do céu?