Aluno da UFRPE desenvolve aplicativo para conservação dos Anfíbios Anuros

Por Maiara Cavalcanti

Fotos por José Henrique Mota

Dentre tantos animais em extinção na natureza, os anfíbios anuros, mais conhecidos como sapos, rãs e pererecas, são os vertebrados que mais existem espécies ameaçadas de extinção, tudo isso devido a destruição das matas e a poluição provocada pelo ser humano. Porém, a tecnologia nesses casos pode ser uma grande aliada na luta para a conservação desses pequenos animais tão importantes para a natureza.

Na tentativa de reunir tudo isso, Eric Rocha, graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas na sede da UFRPE, desenvolveu aplicativo “Isso é um Cururu?” como proposta educativa para conservação dos Anfíbios Anuros do Parque Estadual de Dois Irmãos, que também se encontram em outras regiões da Mata Atlântica do Nordeste, com ênfase as espécies ameaçadas de extinção.

Eric Rocha, desenvolvedor do aplicativo

De acordo com Eric, a ideia inicial era fazer um levantamento dos cantos dos anfíbios anuros para produzir um catálogo do canto das espécies e depois disponibilizar na internet como uma sonoteca. “No projeto inicial, para ter acesso aos cantos precisaria de um aparelho com acesso à internet. E conversando com a professora Ednilza veio a ideia de fazer um aplicativo pra ter acesso a todas as informações de maneira off-line”, afirma.

Eric desenvolveu o aplicativo junto com seu irmão, Ebert Rocha, que é Técnico em Programação de Jogos e este fato facilitou a criação da aplicação: “Boa parte do que eu fiz no aplicativo eu já tinha visto na escola, então deu para desenvolver tudo tranquilamente”.

O projeto vai de alicerce com o Plano de Ação Nacional (PAN), que dá destaque a esfera do nordeste para a Mata Atlântica visando a proposta em educação ambiental. O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) deu o suporte fundamental para a realização das pesquisas.

O aplicativo foi desenvolvido com alguns dados já presentes no Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis. “Parte dos cantos eu gravei, parte dos cantos já existiam no acervo do laboratório. Pedi autorização para utilizar alguns cantos que já existiam desde 2014, outros eu passei um ano em campo para conseguir coletar”.

Aplicativo “Isso é um Cururu?”

Foram colocadas no aplicativo informações de 40 espécies que vivem no Parque Estadual de Dois Irmãos. O aplicativo é dividido em três grandes grupos: Sapos, Rãs e Pererecas, contando com suas respectivas informações, como canto, nome científico, foto, tamanho, distribuição geográfica e nível de ameaça.

De acordo com Luciana Rameh, gerente técnico-científica do Parque Dois Irmãos, essa parceria estabelecida com a UFRPE ajuda bastante na gestão da unidade de conservação. “Ainda não existe uma equipe que vá para campo como a Universidade vêm fazendo. Com esse trabalho nós conseguimos o conhecimento sobre essas espécies que nós temos, facilitando a gestão naquela área”.

A professora e orientadora do projeto, Ednilza Maranhão, destaca o ineditismo do trabalho: “Mesmo existindo vários aplicativos para algumas áreas das ciências biológicas, até o momento não existia um aplicativo com o som que pudesse auxiliar. O canto para os anfíbios é muito importante para identificação. Esse aplicativo não só facilita a vida do estudante, mas também de professores e pesquisadores”.

Ednilza Manharão, Luciana Rameh, Ebert Rocha, Eric Rocha.

O aplicativo já está disponível para download na Play Store através do link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobileufrpe.isso_e_um_cururu