Alunos da UFRPE classificados em competição da Intel

A edição desse ano da Intel Embedded Systems Competition, realizada pela Intel como parte do VI Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering, acontecerá no período de 1 a 4 de novembro, em João Pessoa - PB. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação e o objetivo é dar a oportunidade para que sejam desenvolvidas sistemas inteligentes e inovadores que contribuam para a evolução desse segmento da computação no Brasil.

Esse ano, três equipes de alunos do Departamento de Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco(Deinfo) foram classificadas para a terceira fase da competição. Os alunos receberam placas de prototipação e tiveram que desenvolver seus projetos utilizando a plataforma fornecida pela Intel. A última fase da competição será presencial, e os alunos deverão apresentar os resultados obtidos com o projeto em João Pessoa.

O projeto Aedes Monitor de : Jonathan Oliveira (BCC), Michel Menezes (BCC), Ricardo Silva (BCC)  e orientado por  tem como objetivo desenvolver um dispositivo remoto de monitoramento automático da população de larvas de mosquitos aedes aegypti, através do uso de tecnologias embarcadas de baixo custo. O sistema consiste de uma armadilha na qual a fêmea do mosquito pode colocar os seus ovos, na qual se dará o processo de contagem de larvas com a utilização de técnicas de processamento de imagem. Os dados serão enviados a um servidor, responsável pelo recebimento dos dados dos diversos dispositivos de monitoramento, e a consolidação destas informações em um mapa em plataforma web. Esta informação pode ser usada por profissionais de saúde pública para planejar as estratégias de intervenção ótimas na região monitorada.

O SmartMU, no qual  Filipe Cordeiro  orienta : João Santos (BCC), João Pessoa (BCC), Iury Santos (BCC), propõe o desenvolvimento de um sistema de automação para bovinocultura, através de um curral automatizado, voltado para o controle de elementos que podem ser vetores de doenças para o gado, como água, alimentos contaminados e insetos. O sistema proposto usa a placa Galileo, da Intel, para atuar no gerenciamento das condições ideais para o ambiente do animal. O sistema realizará o controle na água liberada para os animais, monitorando os reservatórios através da manutenção  da qualidade da água e verificando o nível de cada um. Além do controle da água, o sistema deverá manter o acesso dos animais à comida e ainda fazer o controle de insetos no local através do uso de repelentes. O sistema, por apresentar uma solução simples e barata, é bastante viável e pode ser facilmente aplicado em ambiente rural.

O projeto Monitoramento Postural da UFRPE Makers, orientado por  João Marcelo Teixeira e que conta com  Humberto Oliveira (LC), Josue Junior (LC), Iann Menezes (LC ), consiste no desenvolvimento de uma solução vestível para monitoramento postural humano. Através do mesmo é possível observar a postura em tempo real, assim como definir situações de alerta caso a postura não esteja adequada em determinado momento. O protótipo usa uma placa Intel Galileo Gen 2, 3 sensores flexíveis e um acelerômetro. Os sensores flexíveis são responsáveis por capturar as medições referentes à coluna, sendo afixado em uma das três partes da mesma (região lombar, torácica e cervical). O acelerômetro fornece informação sobre a inclinação lateral da postura dos indivíduos. Essa informação pode ser utilizada para medir o balanço corporal em conjunto com a postura. Uma aplicação Android permitirá o acesso às informações capturadas.

Mais informações: