Alunos da UFRPE nas três primeiras colocações de Maratona Hacker Internacional

Durante o último final de semana, 27 e 28 de maio, foi realizada a Hackacity, Maratona Hacker internacional para o desenvolvimento de soluções com impacto positivo nas cidades. O evento também busca promover a colaboração interdisciplinar entre pessoas preocupadas com a cidade e seus habitantes e  ocorreu simultaneamente em diversas localidades, como Porto(Portugal), Santander (Espanha), Amersfoort (Holanda) e Olinda/Recife no Brasil, e contou com apoio da Comissão Européia.

Dentre os cerca de 100 participantes da maratona, de diversas instituições e conhecimentos distintos, participaram alunos dos três cursos oferecidos pelo DEINFO da UFRPE: Bacharelado em Sistemas da Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação, sendo alguns deles bolsistas do Laboratório de Dados Abertos Brasil (DadosAbertosBr), grupo de pesquisa e extensão da Universidade liderado pelo professor Kellyton Brito, que participou do evento como Mentor.

Após 24h ininterruptas de desenvolvimento e testes, as equipes apresentaram seus trabalhos e os alunos da UFRPE estavam entre os integrantes das três equipes vencedoras. A equipe EVA, composta pelo bolsista Edvan Junior (DadosAbertosBr/UFRPE), Jorge Delgado (UFRPE), Wagner Palácio(UFRPE), Simony Moura(IFPB) e Douglas Vasconcelos(UFPE), foi premiada como melhor projeto desenvolvido.

[[{"fid":"1685","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"height":286,"width":429,"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]

Equipe Eva

O grupo desenvolveu um aplicativo para facilitar a denúncia de casos de violência contra a mulher em transportes coletivos, identificando automaticamente a localização, linha e número do ônibus, além de outras funcionalidades para a coibição e punição deste tipo de abuso.

A equipe Live City, composta pelo bolsista Eduardo Costa (DadosAbertosBr/UFRPE), além Yelken Gonzalez, Ytalo Martins e Estefânio Silva, ficou na segunda colocação com um projeto que integra automaticamente as atualizações relevantes nos dados abertos governamentais diretamente nas redes sociais, tornando-os mais acessíveis à população.

[[{"fid":"1686","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"height":287,"width":429,"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]

Equipe Live City

Já a equipe Onde Estudar, formada pelos alunos da UFRPE Elias Júnior, Luciano José e João Paulo Ribeiro, além de Janduí Jorge, ficou na terceira colocação com uma proposta para auxiliar os pais a encontrar a escola mais adequada para seus filhos na localidade onde moram.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas em www.hackacity.eu e www.facebook.com/hackacitybrasil