Alunos de gastronomia participaram de aula prática na Estação Experimental de Carpina

Participante da aula prática, ao redor de uma mesa, com vários legumes e frutas, fazendo receitas gastronômicas

Alunos do primeiro período do curso de gastronomia participaram, no último dia 29 de junho, de uma aula prática ministrada pela professora Neide Shinohara Kazue, juntamente com a professora Fátima Padilha, na Estação Experimental de Pequenos Animais (EEPAC), em Carpina, na zona da Mata Norte.

A prática teve como objetivo demonstrar que a alimentação integral possui como princípio básico o aproveitamento de diversos alimentos e a complementação das refeições, na intenção de reduzir custo, proporcionar preparo rápido e oferecer paladar regionalizado.

Participantes da aula prática sentados em sala de aula, enquanto professora explica conteúdosA EEPAC conta com uma gama de frutas da época – como sapoti, cajá, carambola, coco – além da horta mantida pelos próprios funcionários, que fornece hortaliças variadas. A fonte de proteína animal do cardápio fica por conta do leite, ovos de codorna e galinha. Na ocasião, os alunos percorreram os 22 hectares da propriedade e selecionaram os ingredientes usados na aula – entre frutas, legumes e ovos.

Desde as guarnições até a sobremesa, tudo foi colhido e produzido na própria estação. No cardápio estavam:  milho verde na manteiga servido com tempurá de ovo de codorna, vinagrete, quiabada, couve refogada e abóbora moranga assada para acompanhar o prato principal. A macaxeira, ou mandioca - que não falta na mesa do nordestino e é cultivada na estação - foi muito bem aproveitada e virou sobremesa: bolo de macaxeira com calda de maracujá. Outra opção foi o doce de abóbora com coco ralado.

Participantes na cozinha, fazendo receitas, todos com toucas, ao redor de uma mesa com ingredientes