APAC e UFRPE assinam termo de cooperação técnica de suporte tecnológico

grupo participa de reunião

Com foco na construção do conhecimento e suporte tecnológico ao monitoramento meteorológico e hidrológico de Pernambuco, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) assinam Acordo de Cooperação Técnica entre Academia e Governo do Estado, em encontro realizado no dia 17 de maio. O Departamento de Computação (DC) da UFRPE será o responsável pela coordenação e execução, junto com a equipe técnica da APAC, das ações previstas no plano de trabalho do termo de cooperação, entre as quais se destaca o desenvolvimento de projetos tecnológicos e pesquisas científicas em nível de graduação e pós-graduação.

O projeto prevê além do fomento à cooperação interinstitucional, a execução de projetos na temática água e clima, em alinhamento a Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável, desenvolvimento de soluções tecnológicas de interesse da sociedade civil e do setor produtivo. Como também aprimorar o monitoramento hidrometeorológico e hidrológico do Estado de Pernambuco.

“Essa parceria é de fundamental importância e o maior beneficiado é a sociedade, visto que os produtos que serão desenvolvidos com foco na melhoria das informações de previsões e alertas de desastres naturais, que agilizarão a tomada de decisões não só na gestão dos recursos hídricos, mas também nas áreas de saúde pública, desenvolvimento agrícola, turismo, entre outros.” Comentou a Presidente da APAC, Suzana Montenegro.

Pretende-se ainda fortalecer a relação entre os entes, incentivar alunos ao empreendedorismo a partir dos casos reais trabalhados no projeto, desenvolver e implantar soluções inovadoras baseadas em hardwares e softwares para atender às demandas de monitoramento meteorológicos e hidrológicos.