Aprovado Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRPE no período 2021-2030

capa pdi com fachada do campus em aquarela

A UFRPE acaba de aprovar o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2030), um documento-guia para os rumos da Instituição nos próximos anos. Construído por mais de 100 atores institucionais, o PDI mais participativo da história da UFRPE foi aprovado pelo Conselho Universitário na última sexta-feira (26/11), e instituído a partir da Resolução nº 152/2021.

O documento - disponível neste link -  partiu de um projeto complexo e representa a materialização do planejamento participativo na UFRPE, que reúne elementos importantes para a consecução dos objetivos institucionais e prestação do serviço de educação. Nesse sentido, a sociedade e a comunidade têm em mãos um instrumento que deixa evidente a forma como a UFRPE atua, os objetivos que almeja e suas intenções de futuro. Apresenta-se, dentre outras, missão, visão e os valores organizacionais; bem como sua estrutura, áreas de atuação, objetivos, indicadores e metas.

O PDI 2021 – 2030 nasce de um processo participativo e coletivo, em um contexto de desenvolvimento de maturidade institucional no estabelecimento de planejamento estratégico: a UFRPE define, com clareza, seus objetivos, indicadores a monitorar e metas a alcançar. Importante destacar que este Plano se dirige ao futuro, à década que se apresenta. O planejamento, porém, deve levar sempre em consideração as condições ambientais vigentes, de modo que revisões estão previstas.

A fim de ampliar a interação entre a comunidade universitária, a sociedade e o PDI, esta versão também pode ser acessada no portal online do Plano de Desenvolvimento Institucional UFRPE 2021 – 2030, no link: http://www.proplan.ufrpe.br/br/node/561 . Dividido em seções temáticas, o espaço traz o conteúdo completo de todo o trabalho produzido. Ao longo do texto, o(a) usuário(a) terá a oportunidade de visualizar diversos links e ícones que, em apenas um clique, possibilitam visualizar o PDI de uma nova forma. A intenção é tornar agradável, amigável e fluida a experiência de quem lê o Plano de Desenvolvimento Institucional, de forma a aprimorar os processos de transparência e governança institucional. O

Metodologia de elaboração do PDI 2021 – 2030

O processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRPE 2021 – 2030 teve início com a emissão da Portaria nº 908/2019–GR, de 25 de julho de 2019, posteriormente atualizada pela Portaria nº 996/2020–GR, de 19 de novembro de 2020, nomeando uma Comissão Executiva para elaboração do PDI. Essa comissão foi criada com a finalidade de coordenar, com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan/UFRPE), os trabalhos direcionados para a consecução desta nova peça de planejamento institucional.

Ainda em 2019, essa Comissão se reuniu, a fim de iniciar os trabalhos e definir os princípios de atuação, como a necessidade de garantir participação coletiva da comunidade universitária, a vigência do novo documento – entre 2021 e 2030 – e o projeto de elaboração do PDI, detalhando as formas de atuação e o escopo do planejamento. Até então, todo o trabalho havia sido planejado para ser realizado em reuniões e audiências públicas presenciais, no campus Dois Irmãos, no Recife, e em todas as unidades acadêmicas: Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns – à época – e Serra Talhada.

Porém, na transição entre 2019 e 2020, a pandemia de Covid-19 impôs grandes desafios a todas as organizações e influenciou o processo de elaboração coletiva do PDI UFRPE 2021 – 2030. Nesse sentido, o primeiro semestre de 2020 foi de grande aprendizado institucional sobre como direcionar muitas de suas áreas de atuação de forma virtual, com o apoio das tecnologias, de modo que o projeto para elaboração do PDI precisou ser ajustado para contemplar as novas possibilidades. Com esses desafios, a própria vigência do PDI UFRPE 2013 – 2020 precisou ser ampliada para o mês de setembro de 2021. O projeto de elaboração do PDI 2021 – 2030, portanto, foi ajustado, aprovado no Conselho Universitário da Universidade e pode ser acessado por este link. Nesse documento, há a previsão de atuação coletiva da Instituição por meio de seis Comissões Temáticas, além de uma Comissão Executiva (Figura 1). Após aprovação do projeto, a Comissão Executiva iniciou uma série de encontros virtuais, a partir de 15 de setembro de 2020. Todos foram realizados com apoio da ferramenta virtual Google Meet, o que possibilitou a participação de mais de 100 pessoas envolvidas.

Durante o processo de construção, foi elaborado e executado um Plano de Comunicação do PDI 2021-2030, inaugurado com live, em outubro de 2020, com a professora Tânia Bacelar, além da criação de Central de Informações permanente no portal www.ufrpe.br. O processo de inscrição nas comissões de trabalho e as contribuições na fase de consulta pública foram amplamente divulgados para a comunidade interna e também para atores externos.

Confira o PDI 2021-2030 NESTE LINK e a versão online AQUI