JavaScript não suportado

 

Aprovado por unanimidade Plano de Funcionamento da UFRPE durante pandemia

fachada do prédio central da UFRPE

Foi aprovado, nesta sexta-feira (17/07), por unanimidade, em reunião conjunta dos Conselhos Superiores, o Plano de Funcionamento da UFRPE para o período de duração da pandemia de Covid-19. Em reunião histórica, com a participação de mais de 150 representantes dos corpos docente, discente e técnico da Instituição, foi decidido implementar, a partir de agosto, a proposta elaborada por grupos de trabalho, com centenas de contribuições de toda a comunidade antes e durante o período de consulta pública.

O plano contempla as atividades acadêmicas e administrativas, dividido em eixos norteadores de Graduação; Pós-Graduação; Pesquisa; Extensão; Logística, Serviços e Infraestrutura; Assistência Estudantil; Gestão de Pessoas; Hospital Veterinário e Biblioteca. A regra geral é que os serviços sejam realizados de maneira remota, e a exceção é a atividade híbrida de servidores, respeitando as normas das autoridades sanitárias e administrativas.

Para a graduação, a UFRPE implementará, a partir de agosto, o Período Letivo Excepcional (PLE), um semestre de 10 semanas com aulas remotas e adesão voluntária para ajudar os que querem voltar às aulas, os que querem e não podem e quem não pode voltar de forma alguma. O calendário e demais detalhes serão definidos em reunião da Câmara de Ensino, na próxima semana. Os demais eixos também serão detalhados e ajustados no mesmo período, em reuniões específicas, e todas as informações serão amplamente divulgadas.   

Para ajudar os estudantes em situação de vulnerabilidade a adquirirem equipamentos para as aulas remotas, a UFRPE ofertará o Auxílio Emergencial para Inclusão Digital, cujo edital já está disponível na página da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão: http://www.progesti.ufrpe.br/br/node/492 . Convênio com o Ministério da Educação e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) permitirá o acesso à internet, e cursos de formação para docentes já começaram a ser ofertados.   

Para o reitor da UFRPE, professor Marcelo Carneiro Leão, a decisão histórica foi marcada pela participação e pela democracia, num intenso trabalho realizado a muitas mãos. “Muito nos honra essa aprovação unânime de um processo tão participativo e cujo foco sempre foi a preservação das vidas e a inclusão de maneira responsável”, ressaltou.

Durante a reunião, que durou cerca de quatro horas, diversos representantes dos Conselhos Superiores se manifestaram, contribuindo com o debate e se colocando a disposição para os próximos passos.

Sublinha-se que o plano aprovado é temporário, enquanto durar a gravidade da situação de Pandemia da Covid-19, e que será monitorado periodicamente, podendo sofrer ajustes quando necessário, e com a devida participação e anuência da comunidade da UFRPE. Após isso, as ações e proposições deste plano de funcionamento perdem sua validade, tendo então de ser novamente debatidas com a comunidade, para permanência ou não das mesmas, no cotidiano futuro da UFRPE.

Confira AQUI a Minuta do Plano de Funcionamento da UFRPE que foi aprovada nesta sexta (17/07) pelos Conselhos Superiores.