Astronomia na UFRPE inspira estudante em carreira acadêmica

imagem da aluna Inês de costas caminhando rumo ao telescópio Soar no Chile

A defesa das instituições de ensino públicas não se limita aos números, estatísticas e impactos produtivos na sociedade. Um aspecto relevante – e talvez dos mais significativos – é o papel direto que exerce nas histórias, transformações de vidas e conquistas de sonhos. Maria Inês Gonçalves sabe disso em proporções astronômicas. Literalmente. Concluinte do curso de Licenciatura em Física da UFRPE, a estudante apaixonada pela Astronomia foi selecionada recentemente para três dos melhores programas de mestrado do país na área: na UFRN, na UFRJ e no Observatório Nacional.

Inês sorrindo em selfieAinda no Ensino Médio, cursado no IFPE, com o incentivo de um professor e a parceria do colega Matheus Correia, ganhou um concurso do Laboratório Nacional de Astrofísica, quando teve oportunidade de ir ao Chile visitar o telescópio Soar. Tendo iniciado outro curso de graduação numa área diferente, participou do Curso de Introdução à Astronomia da UFRPE, do projeto de extensão Desvendando o Céu Austral, quando o sonho da Física se tornou ainda mais latente. “Se eu já me interessava pelos documentários sobre o universo e pelas disciplinas de Astronomia, o curso com o professor Miranda me inspirou a seguir o caminho”, conta.

Decidiu cursar Licenciatura em Física na UFRPE também pelo desejo de lecionar. “Foi uma decisão maravilhosa. Adorei o curso e agora estou no rumo do mestrado”, comemora.

O projeto Desvendando o Céu Austral, coordenado pelo professor Antônio Carlos Miranda, já promoveu 26 edições do Curso de Introdução à Astronomia na UFRPE e 29 na Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), bem como edições na Unicap, em escolas da rede pública - inclusive no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE - e em outras instituições. Desde o início da pandemia de Covid-19, já promoveu três edições online do curso, sendo uma delas com mais de 300 participantes.

equipe do projeto Desvendando no sertão com crianças de escolas públicas em oficina de foguetesCom equipe formada por estudantes, professore(a)s e técnico(a)s-administrativo(a)s, o projeto mantém ações de popularização da Astronomia com foco na inclusão social, a exemplo de oficinas,  observações, roteiro de turismo astronômico, fundação de clubes de Astronomia e promoção de eventos como a Semana de Popularização da Ciência no Semiárido, em parceria com entidades parceiras.

Além da iniciativa em extensão universitária, a UFRPE também lançou, neste ano, o Curso de Especialização em Ensino de Astronomia e Ciências Afins, sendo ofertado a partir de convênio entre a Fadurpe e Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec).