Pular para o conteúdo principal

Bloco 'Pega Aqui' conscientiza sobre uso do preservativo e saúde sexual e reprodutiva

quinta-feira, 9 Fevereiro 2017 - 10h36

A última terça-feira (07/02) de fevereiro foi de alegria e conscientização no Departamento de Qualidade de Vida (DQV). O Bloco Carnavalesco “Pega Aqui” ocupou o hall de entrada do DQV para chamar a atenção sobre o cuidado com a saúde durante o período do carnaval, especialmente em relação à prevenção ao vírus HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, as DST’s.

O Pega Aqui tem esse nome por indicar à comunidade universitária que é possível pegar camisinhas masculinas e femininas no DQV. O Bloco faz parte de uma ação educativa do Programa de Saúde Reprodutiva, que conta com equipe multidisciplinar de médicos clínicos, ginecologistas, psiquiatras, odontólogos, além de psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais.

A festa iniciou com um café da manhã reforçado para os integrantes do bloco e os usuários do DQV. Também foi feita a distribuição de preservativos masculino e feminino, além da realização de palestra informativa com dicas sobre a aquisição, o uso correto e a conservação dos preservativos.

Os números em relação às DST’s preocupam. Em Pernambuco, em média uma pessoa é infectada pelo vírus HIV a cada seis horas. Além disso, preocupam também doenças como a sífilis, hepatite A e Hepatite B, entre outras doenças, que podem ser contraídas durante relações sexuais sem a devida proteção.

Estudantes, professores, técnicos-administrativos e profissionais das empresas terceirizadas podem passar no DQV para pegar preservativos ou participar de ações de orientação e prevenção das DST’s e HIV. Os interessados podem procurar o atendimento a partir das 7h. Não é preciso realizar agendamento para as ações do Programa de Saúde Sexual e Reprodutiva.

Informações: 3320 3150