Boaventura de Sousa Santos é o novo Doutor Honoris Causa da UFRPE

Boaventura de Sousa Santos, sociólogo português e professor emérito da Universidade de Coimbra, foi agraciado é o mais novo Doutor Honoris Causa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As honrarias foram entregues em cerimônia, na última sexta-feira (13/12) na Faculdade de Direito do Recife, em mesa composta por Maria José de Sena, reitora da UFRPE e Alfredo Gomes, reitor da UFPE.

Amigos, ex-alunos e admiradores do professor compareceram ao salão nobre do centenário prédio localizado no bairro do Recife para prestigiar o docente. O Deputado Federal Túlio Gadelha (PDT) também esteve presente na ocasião, que foi abrilhantada pela apresentação da violonista Karolayne Cavalcanti, do curso de música da UFPE.

Tendo em vista o caráter duplo da concessão do título, dois discursos panegíricos foram proferidos. O primeiro, pela professora Allene Lage, do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. A docente, que foi orientanda de Boaventura de Sousa Santos, destacou a aproximação do homenageado com as classes populares, apesar de sua notoriedade. A docente ainda ressaltou o olhar crítico do professor sobre o mundo e sua compreensão sobre as possibilidades de avanço da sociedade.

Pela UFRPE, o discurso ficou a cargo da professora Júlia Benzaquem, que também foi aluna do homenageado. A docente destacou a relação do professor com a expansão das universidades no Brasil e de sua luta pela democratização do ensino superior. Assim como Lage, a professora da UFRPE ressaltou o trabalho do português por uma sociedade possível com mais justiça social.

Boaventura, em sua fala, falou sobre a crise no direito brasileiro e sua preocupação com fato de muitos estudantes da área passarem por anos em uma universidade sem ter contato com os direitos humanos. Contudo, ressaltou sua esperança em um mundo melhor, com uma justiça mais democrática e sem tantos privilégios.

Após as falas protocolares, Boaventura recebeu as vestes talares. Maria José de Sena e Alfredo Gomes destacaram que a concessão de tal honraria a Sousa Santos os motivava a seguir na luta na construção por universidades mais inclusivas e democráticas. O homenageado foi aplaudido de pé pelos presentes.

Um dos sociólogos de maior prestígio internacional, Boaventura é Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973) e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. É Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Boaventura tem escrito e publicado extensivamente nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais, e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado, direitos humanos, com trabalho de campo realizado em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador.