Campanha da UFRPE beneficia pessoas em situação de rua e refugiados

irmã graça

Na manhã desta quinta-feira (09/04), os voluntários da campanha “Ruralinda Solidária” deram início à entrega de mais de duas toneladas de alimentos e itens de limpeza e higiene, frutos da ação iniciada no último dia 31 de março. A iniciativa, que contou com ampla participação da comunidade da UFRPE, arrecadou cerca de R$ 15 mil em uma semana, valor utilizado para a compra dos insumos. Os produtos foram doados a coletivos e instituições que atendem pessoas em situação de rua e refugiados venezuelanos.

A “Ruralinda Solidária” é uma iniciativa de professores, técnicos administrativos e estudantes da UFRPE. Decididos a minimizar os impactos causados pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), especialmente entre as pessoas que mais precisam de ajuda, os voluntários criaram uma campanha de sensibilização e arrecadação financeira.

“Começamos de uma forma espontânea e aos poucos a proposta foi sendo construída coletivamente. Para nossa surpresa, o engajamento das pessoas foi bem intenso e possibilitou que, num período relativamente curto, conseguíssemos adquirir e distribuir os itens”, destacou o vice-reitor da UFRPE, Marcelo Brito Carneiro Leão, que é um dos voluntários da Ruralinda Solidária, ao lado da reitora Maria José de Sena.

Em decorrência da suspensão das atividades acadêmicas causada pela pandemia da Covid-19, toda a ação foi organizada por meio de reuniões a distância, com o uso de plataformas de videoconferência e aplicativos de mensagens instantâneas. As contribuições financeiras foram recebidas por meio de depósitos em conta bancária e através de uma página de vaquinhas online.

marmita solidáriaNo começo dos trabalhos, os voluntários escolheram aderir ao movimento #TodosPelaRua, que realiza a ação Marmita Solidária e atende pessoas em situação de rua no centro do Recife. A meta da arrecadação seria de R$ 10 mil até o fim de maio, mas o envolvimento de contribuintes foi tão grande que a cota financeira foi superada já nos primeiros dias da ação.

Com os recursos extras, os voluntários decidiram então ampliar os movimentos a serem beneficiados. O “Grupo Ruas e Praças”, a ação “Além do Pão”, além de abrigos onde se encontram refugiados no Recife foram contemplados com os insumos alimentares e de higiene. Água mineral e materiais descartáveis também fizeram parte das doações realizadas pela Ruralinda Solidária.

“Essa doação irá beneficiar diretamente grupos de venezuelanos e famílias que são assistidas por nossos projetos. Agradecemos muito pela solidariedade e acreditamos que dias melhores virão”, afirmou a Irmã Graça, uma das responsáveis pelo abrigo do Convento da Rua da Glória, na Boa Vista, onde são atendidos os refugiados e pessoas em situação em vulnerabilidade social.

Em diálogo com instituições que atuam com os imigrantes, os responsáveis pela campanha Ruralinda Solidária foram informados que mais de 160 refugiados venezuelanos estão em abrigos da capital pernambucana, sendo a maioria formada por crianças e adolescentes.

Comerciantes locais

Em outra ação da campanha Ruralinda Solidária, os voluntários buscaram privilegiar no processo de aquisição dos produtos os pequenos comerciantes locais, que vêm enfrentando prejuízos com a crise pandêmica da Covid-19. Com os recursos arrecadados, foram comprados 120 kits (cestas básicas), fardos de alimentos não perecíveis de e produtos de higiene pessoal e limpeza em mercadinhos localizados na Região Metropolitana do Recife.

metrô mercadinhoNo bairro do Cordeiro, os proprietários do Mercadinho Metrô foram beneficiados pela campanha. O estabelecimento é a principal fonte de renda do casal Edviges França e Luiz Gomes. A campanha Ruralinda Solidária ajudou a aquecer as vendas e movimentar o caixa do comércio.

“Essa é uma iniciativa muito boa da parte de vocês, eu agradeço muito. Temos que ajudar a quem precisa.”, disse Luiz.

Também foram beneficiados mercadinhos no Sítio dos Pintos e no Córrego da Fortuna, comunidades do entorno do campus Dois Irmãos da UFRPE, além de um pequeno comércio em Olinda. Do total arrecadado, cerca de 1,2 toneladas de mantimentos já foram distribuídas. O restante será entregue ao longo das próximas semanas.

“Com a participação de mais pessoas a rede cresce e amplia-se a possibilidade do entendimento, da solidariedade nessa crise que a gente vive”, ressaltou Ramos, um dos responsáveis pelo Marmita Solidária, que faz a distribuição de mais de 1200 refeições por dia para pessoas em situação de rua.

ruas e praçasConfira abaixo a lista de projetos beneficiados pela campanha Ruralinda Solidária.

Projetos Beneficiados

Todos pela Rua (Marmita Solidária) - Armazém do Campo - Av. Martins de Barros, 387, Santo Antônia. Responsável: Sandra Albertim;

Grupo Ruas e Praças - Rua Araripina, nº. 200 (ao lado da TV Clube) - Santo Amaro. Responsável: Tonho das Olinda;

Além do Pão - Convento de Santo Antonio, Rua do Imperador, 206 (ao lado do TJPE). Responsável: Frei Marcos;

Refugiados Venezuelanos (concentrado no convento da Glória) - Rua da Glória, Boa Vista. Responsável: Irmã Graça.

Segundo os organizadores, a campanha Ruralinda Solidária continuará durante a crise da Covid-19. Informações sobre como participar e contribuir estão disponíveis no link: https://bit.ly/2X06STo

Fotos: Thamara Cabral