Central de Achados e Perdidos: novo serviço prestado pela UFRPE

[[{"fid":"726","view_mode":"default","attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null}]]

Com o objetivo de centralizar os objetos perdidos dentro do campus e realizar a devolução para seus verdadeiros donos, a UFRPE criou um novo serviço para facilitar a vida da comunidade: a Central de Achados e Perdidos da UFRPE. Já em funcionamento no campus Dois Irmãos, o novo serviço foi criado pelo Departamento de Logística e Serviços, sendo batizada de Delogs-CAP.

“Percebemos que havia essa lacuna, já que antes a Rural não dispunha de um local único para centralizar essa demanda. Acreditamos que este serviço será bem recebido pela comunidade universitária”, destacou Antão Marcelo, diretor do Delogs.

A orientação é que todo e qualquer objeto encontrado seja direcionado ao setor de achados e perdidos (DELOGS - CAP), onde será cadastrado no sistema e devidamente guardado. Se o objeto for identificável, um responsável do setor entrará em contato com o dono e pedirá para que este compareça para retirá-lo, do contrário, orientaremos a todos que tiverem algo extraviado ou que tiver esquecido na instituição que compareça ao setor para verificar se foi entregue e cadastrado.

O período máximo que os objetos ficam armazenados no setor é de 90 dias corridos e expirado este prazo, todos os objetos são doados para instituições públicas beneficentes.

A melhor forma de se evitar que algo desagradável aconteça a qualquer de seus pertences é a adoção de uma postura preventiva. Nunca abandone, ainda que por breves instantes, sua bolsa, seu material escolar, celular ou pendrive, pois nem todas as pessoas terão boa intenção de devolver algo que não lhe pertença.

DÚVIDAS

1 Qual horário de funcionamento?
Nosso horário é de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

2 Quem pode entregar algum objeto perdido?
Qualquer pessoa que encontrar algum objeto pode dirigir-se ao DELOGS - CAP  e entregá-lo.

3 Será gerado algum protocolo no ato de entrega? Sim, pois ele é a garantia de que foi entregue ao setor e este o recebeu.

4 O que pode ser encaminhado para este departamento? Todos os objetos encontrados, documentos, eletrônicos. roupas, mochilas, pen-drive, e outras coisas, que podem não ter apenas valor material, mas também emocional.

5 Se for encontrado algo e o setor estiver fechado, onde posso entregar? O Departamento de Segurança fica responsável por receber objetos quando o setor estiver fechado.

6 O que devo informar quando entregar um objeto? Dentro do possível, o entregador deve informar o seu nome, local encontrado, condições do mesmo e nº do documento RG.

7 Encontrei um objeto e não tive tempo de entregá-lo, o que devo fazer? Assim que possível entrar em contato conosco pelo fone: 3320-6100 / 6476

8 Perdi um bem, procurei no DELOGS - CAP e não estava lá. Como proceder? Deverá descrever as características do bem perdido, deixar seu nome e seus contatos no DELOGS - CAP. Se algum objeto descrito nos for entregue, entraremos em contato. Vale lembrar que nem tudo que é perdido e extraviado é entregue ao DELOGS – CAP!

9 Quem pode retirar o objeto ? Para evitar qualquer tipo de inconveniente, somente o próprio dono pode fazer a retirada, mediante apresentação do RG e Nota Fiscal do produto.

10 Estou no trabalho e não terei condições de ir pessoalmente, mas tenho urgência do objeto. Posso enviar um portador para retirar pra mim? Sim, você poderá fazer uma procuração com firma reconhecida autorizando a pessoa que irá retirar o objeto. No ato da retirada a pessoa deverá apresentar a procuração com RG e nota fiscal do produto.