Clínica de Bovinos da UFRPE bate recorde de atendimentos em 2021

atendimento clínica de bovinos

Mesmo em plena pandemia, a equipe da Clínica de Bovinos de Garanhuns (CBG) da UFRPE estabeleceu seu recorde histórico de atendimento de animais no intervalo de um ano. Em 2021, a CBG realizou o atendimento de 1277 ruminantes (bovinos, ovinos, caprinos e bubalinos) e 36 equinos, totalizando 1.313 animais atendidos diretamente pela equipe de médicos veterinários e profissionais da Clínica.

Presente há mais de 43 anos na bacia leiteira de Pernambuco, no Agreste Meridional do Estado, a Clínica de Bovinos da UFRPE é referência nacional em buiatria, sendo reconhecida pela qualidade do atendimento aos rebanhos, pela formação contínua de médicos veterinários nos níveis de graduação e pós-graduação e pela realização de ações de extensão junto aos criadores e propriedades da região.

“Ressaltamos que apesar de vivenciarmos este período crítico de pandemia pelo Sars Cov 2 e seguindo as recomendações sanitárias estabelecidas pelo Comitê de prevenção ao Coronavírus (Covid-19) da UFRPE, conseguimos superar nosso número de atendimentos ao longo dos 43 anos de fundação deste Hospital Escola”, celebra o médico veterinário Nivaldo de Azevedo.

A equipe da Clínica de Bovinos da UFRPE trabalha de domingo a domingo. Em média, são realizados cerca de 800 atendimentos anuais nos espaços da CBG, entre bovinos, ovinos, caprinos, bubalinos e equinos. Além dos atendimentos ambulatoriais, são realizadas cerca de 90 visitas a propriedades anualmente pelos profissionais da CBG.

A Clínica de Bovinos desenvolve atividades nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, laboratório clínico, diagnóstico por imagens e anátomo-patológico em ruminantes e equídeos por meio do atendimento hospitalar à comunidade rural, procurando orientar e solucionar problemas de ordem sanitária.

A CBG tem um papel social forte na preparação de profissionais para atendimento local. Na clínica também são realizados estágios curriculares para a formação de recursos humanos na área de Medicina Veterinária. São recebidos estudantes da UFRPE (Garanhuns e Recife) e de outras escolas de Medicina Veterinária do país e do exterior, principalmente da França, por meio do programa de cooperação internacional Brafagri.