Codai/UFRPE oferece 2.486 vagas para cursos do Pronatec

A UFRPE será, mais uma vez, recorde em vagas ofertadas em Pernambuco pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), parceria entre governos federal e municipais. Serão oferecidas, neste segundo semestre, 2.486 vagas, o que corresponde a 44% das vagas pernambucanas. Confira, abaixo, a lista dos cursos e fique atento às convocações do seu município.

Na UFRPE, o programa é executado pelo Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), e os cursos, para ainda este ano, serão oferecidos em Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Colônia Leopoldina, Garanhuns, Goiana, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, João Pessoa, Olinda, Paulista, Petrolina e Recife.

O Codai, escola de ensino médio e técnico, vinculada à UFRPE, executa o Pronatec desde 2013, tendo formado mais de 12.000 alunos em cursos nos eixos de Saúde e Estética, Recursos Naturais, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Produção Alimentícia, Desenvolvimento Educacional e Social, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de oferecer cursos de educação profissional a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda.

O programa é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da sua escolaridade, constituindo-se em um instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e exercício da cidadania.

O restante das vagas será ofertado pelos demandantes do Sistema “S” de Ensino e Instituto Federal de Pernambuco.