Com apoio da UFRPE, será inaugurada feira agroecológica em Camaragibe neste sábado (07/04)

Cartaz lançamento feira camaragibeApós quatro meses de fase experimental, a feira de produtos orgânicos em Camaragibe se faz permanente nos sábados da cidade. Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), a Feira Agroecológica acontecerá todos os sábados, das 5h30 às 11h, no Parque da Cidade.

“Não existia essa iniciativa no município. Com ela estamos iniciando as ações do projeto ‘Do Campo à Mesa’, que tem o objetivo de estimular a atividade produtiva dos agricultores da cidade e criar o canal de comercialização desses produtos. Dentro das ações, já ativamos as patrulhas agrícolas, máquinas, e a feira é agora o canal de comercialização”, explica o secretário de desenvolvimento econômico, Luciano Góes.

No local serão comercializadas frutas, legumes, hortaliças, bolo de macaxeira, doces, lambedores e compotas sem utilização de agrotóxico no preparo. Ao todo, estarão disponibilizadas 10 barracas.

“Esse é o fruto de um trabalho que a Universidade Rural vem fazendo, ao apoiar os agricultores familiares, capacitando-os e acompanhando-os desde a produção até a comercialização. É importante porque juntos estamos dando a possibilidade da população usufruir desses produtos, já que Camaragibe não tem nenhuma feira orgânica”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFRPE, Jorge Mattos.

A inauguração da Feira permanente acontecerá neste sábado (07), a partir das 9h, com participação do prefeito Meira, do secretário de desenvolvimento econômico, Luciano Góes, do deputado estadual Aluísio Lessa e da reitora da UFRPE, Maria José de Sena.

5h30 às 7h30 – Captação de Energia Vital – Recarregando Sua Bateria ;

Lúcia Helena Silveira

7h – 9h – Roda de Diálogo Sobre Agroecologia;

Flávio Duarte da Fonseca – Engenheiro Agrônomo e ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia

9h – 10h – Solenidade com a presença do prefeito Meira, reitora da UFRPE e demais autoridades;

10h – 11h – Atração Cultural – Forró Pé-de-Serra Trio Santana

*Com informações da Prefeitura de Camaragibe