Com participação do Codai/UFRPE, São Lourenço da Mata promove Semana do Meio Ambiente

A capital nacional do pau-brasil terá quatro dias de palestras, ações educativas e oficinas

Conhecida como a capital nacional do pau-brasil, a cidade de São Lourenço da Mata estará mais verde neste mês de junho: entre os dias 5 e 8 de junho, o município vasediar a Semana do Meio Ambiente. A Agência de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Agricultura (Adesma) preparou uma programação repleta de palestras, ações educativas e oficinas, além da plantação de mudas para a criação de um bosque de pau-brasil na cidade.

O prefeito Bruno Pereira ressalta que é preciso conscientizar a população da importância de preservar o meio em que vivemos. “É preciso agir para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações. Toda a população está convidada para participar destes momentos especiais e unir forças para que possamos cuidar das belezas naturais e que são essenciais para a nossa existência”, disse Pereira.

A abertura do evento ocorre na terça-feira 5, na Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos. No mesmo dia, a promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Rejane Strieder Centelhas, ministra palestra sobre os impactos negativos da poluição sonora. Para conscientizar a população sobre esse mesmo assunto, a Adesma realiza uma ação educativa no centro comercial do município.

No segundo dia da programação, a secretária da Coleta Seletiva do município de Jaboatão dos Guararapes, Kelly Sales, discute a importância da coleta seletiva para o meio ambiente. Ainda está prevista para esta mesma quarta-feira 6 a realização das oficinas de reciclagem de óleo de cozinha, de pneus e de garrafas PET. Todas as atividades do dia acontecem no Colégio Dom Agostinho Ikas (Codai), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), no Centro da cidade.

O professor do Codai-UFRPE Francisco Neto conversa sobre a agricultura familiar como alternativa para a produção rural do município na quinta-feira 7. O dia também conta com oficinas de pintura sustentável.

Para finalizar, no dia 8, a Semana do Meio Ambiente, a presidente da Fundação Nacional do Pau Brasil (Funbrasil), Ana Cristina Roldão, ministra uma palestra sobre São Lourenço da Mata como capital da árvore que deu origem ao nome da nação brasileira, que ocorre no Codai-UFRPE de Tiúma. No local ainda serão plantadas cerca de 200 mudas para a criação de um bosque de pau-brasil

Para o diretor de Meio Ambiente e Agricultura do município, Gerson Vicente, essa série de atividades buscar trazer a conscientização dos são-lourencenses. “Não se trata apenas de discutir sobre o tema, mas também ressaltar a responsabilidade que cada cidadão tem para com o meio em que vive. É dever de todos preservar e defender o meio ambiente”, destaca Vicente.

CAPITAL - A cidade de São Lourenço da Mata é conhecida nacionalmente como a Capital do Pau-Brasil. “Aqui havia a maior incidência de pau-brasil e de uma qualidade tão superior, que regulava o preço no comércio europeu", explica Ana Cristina Roldão, presidente da Fundação Nacional do Pau-Brasil.

Algumas árvores foram encontradas em uma área remanescente da Mata Atlântica, onde hoje está instalada a Estação Ecológica de Tapacurá, sob a gerência da Universidade Federal Rural de Pernambuco. No local, um bosque com 50 mil mudas da espécie foi plantado. Começava um desafio de salvar um símbolo do país, que estava a um passo da extinção.

Dia 05/06
Abertura do evento
Local: Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos
Endereço: Rua Doutor Pedro Augusto Correia de Araújo, s/n - Centro
Palestra: A poluição sonora e seus impactos negativos
Local: Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos
Ação Educativa de combate à poluição sonora
Local: Centro comercial do município

Dia 06/06
Palestra: A importância da coleta seletiva
Local: Colégio Dom Agostinho Ikas (Codai-UFRPE)
Endereço: Av. Dr. Luiz Correia de Araújo, 643 - Centro
Oficinas:
Reciclagem de óleo de frituras
Local: CodaiI-Centro - Sala 1
Reciclagem de pneus
Local: Codai-Centro - Sala 2
Reciclagem com garrafas PET
Local: Codai-Centro - Sala 3
Horários das oficinas: 14h às 16h

Dia 07/06
Palestra: A agricultura familiar sustentável: uma alternativa para a produção rural de São Lourenço da Mata
Local: Sindicato dos Produtores Rurais e Agricultura Familiar
Endereço: R. Armando Braga, 53 - Centro
Oficinas:
Pintura verde - uso (responsável) e sustentável dos pigmentos
Local: Laboratório de artes do CODAI-UFRPE (Centro)

Dia 08/06
Palestra: A cidade de São Lourenço da Mata como Capital do Pau-Brasil
Local: Codai-UFRPE (Tiúma)
Endereço: Rodovia PE 005, KM 25, 4000 - Tiúma
Plantio de Mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no Bosque Codai-Pau-Brasil com alunos do Codai, rede municipal e Sesc.
Local: CodaiI-UFRPE (Tiúma)

*Informações da Prefeitura de São Lourenço da Mata