Comitê da crise do óleo do Estado de Pernambuco se reúne na UFRPE

Na manhã do último sábado (26/10), aconteceu, na Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), uma reunião com o comitê de crise do óleo que está poluindo o litoral nordestino.

Participaram do encontro, a reitora da UFRPE, Profa. Maria José de Sena, os professores Alfredo Gálvez, Suzianny Cabral e Rosângela Lessa do Departamento de Pesca e Aquicultura, o professor Francisco Marcante da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, professor Hernande Silva do Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental, o professor Jones Albuquerque do Departamento de Informática e Estatística, os dois últimos também representando IRRD/GEOCERES/UFRPE e a professora Karine Magalhães, do Departamento de Biologia.

Também estiveram presentes na reunião, o Secretário  de Agricultura do Estado de Pernambuco, Dilson Peixoto, o Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco, André Longo, o Secretário de Planejamento da Prefeitura do Recife, Alexandre Rêbelo. Também participaram Roselene Hans, do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), Josemaryson Bezerra, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), os engenheiros de pesca Maviael Fonseca e Pedro Rocha, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Após discussão sobre a situação atual do nosso litoral, foram distribuídas responsabilidades para que, trabalhando em conjunto, as diversas esferas possam conseguir resultados de forma a obter esclarecimentos sobre as consequências deste desastre ambiental.

Ao final, ficou decidido que os trabalhos, neste primeiro momento, estarão focados na segurança alimentar, com a realização de análises de peixes, moluscos (mariscos e sururus) e crustáceos para que possa ter certeza dos níveis de contaminação dos mesmos e seu impacto na saúde do consumidor. Nesse sentido, ficou decidido que a UFRPE ficará responsável por definir os locais, as espécies e a periodicidade com que serão realizadas as coletas das amostras para determinação do nível de hidrocarboneto na costa do Estado de Pernambuco. Também ficou a cargo da universidade determinar a metodologia de coleta a ser aplicada e envio de amostras para determinação de hidrocarboneto no pescado.

O governo do Estado e o IPA se responsabilizarão em organizar a logística de transporte e alimentação para as equipes de coleta e o Lacen se comprometeu em organizar a logística de transporte do material coletado para os laboratórios que realizarão a análise.

Ficou acertado, também, que serão publicados relatórios técnicos para conhecimento público sobre os estudos que serão realizados, na medida em que as análises forem sendo concluídas.