Comitê de Prevenção ao Coronavírus alerta para elevação de números de casos

O Comitê de Prevenção ao Coronavírus (COVID-19) da UFRPE vem monitorando as informações dos órgãos oficiais em relação à situação atual da pandemia no Brasil, no Estado de Pernambuco e na Cidade do Recife, em sintonia com as orientações da Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde. Atualizaremos semanalmente a comunidade acadêmica, quanto ao cenário da pandemia em nosso Estado e do país, utilizando como fonte os dados epidemiológicos presentes nos informes do Instituto para a Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), coordenado pela UFRPE.

Nosso objetivo é apresentar à sociedade, de forma educativa, o andamento da pandemia, buscando com informações qualificadas, educativas e de fontes seguras trazer tranquilidade e orientações à comunidade acadêmica.

Ao que se pode constatar do INFORME EPIDEMIOLÓGICO DE PERNAMBUCO, com dados atualizados até 09/03/2021, temos 309.976 casos em Pernambuco, 11.122.429 no Brasil e o mundo já soma 118.129.793 casos. A quantidade de mortos em virtude dessa Pandemia já alcança 2.620.680 no mundo e 268.370 no Brasil.

A situação do nosso país é preocupante, uma vez que ocupamos o 2º lugar em número de letalidade e 1º lugar em relação à velocidade com que novos óbitos ocorrem. A partir de análises de gráficos, mapas e com a utilização de operações matemáticas e computacionais, o IRRD tem alertado que os valores de transmissão e aumento no número de casos seguem em crescimento com média entre 1 e 2 milhar/dia no Estado de Pernambuco e dezenas de milhares/dia no Brasil, indicando estado Pandêmico em todo o País.

Pernambuco segue estabilizado em seu pior momento em relação ao RISCO COVID-19 (gráfico de risco de Pernambuco, cada "bolinha" representa um dia, a em azul, o último dia computado, região vermelha - ALTO RISCO, demais gráficos do País e cidades de monitoradas diariamente de Pernambuco aqui: https://www.irrd.org/covid-19/diagramas-de-risco/). Em relação à quantidade de óbitos, Pernambuco possui valores de óbitos estabilizados, mas em dezenas de óbitos/dia e o Brasil segue em taxas de mortes diárias em milhar/dia.