Comunicado da UFRPE à comunidade acadêmica e à sociedade

comunicado coronavírus

brasão ufrpe

Neste momento de Pandemia causada pela COVID19, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), consciente de seu relevante papel na sociedade, vem pautando suas ações respeitando, a saúde e o bem-estar de todas e todos.

1. Primeiramente tomamos todas as medidas cabíveis, em consonância com a orientação das autoridades sanitárias internacionais, nacionais, estaduais e municipais, visando garantir a segurança das pessoas de nossa comunidade (estudantes, técnicos, docentes e terceirizados), bem como o funcionamento das atividades essenciais e emergenciais de nossa universidade. Neste contexto, as atividades acadêmicas foram suspensas (com algumas exceções pontuais, relacionadas aos nossos Programas de Pós-graduação e nossa Unidade de Educação a Distância, utilizando-se de recursos acessíveis aos nossos estudantes). No tocante às atividades administrativas, a maioria está sendo realizada de forma remota e algumas atividades essenciais e emergenciais de forma presencial. Quaisquer outras novas atividades que venham a ser implementadas estarão condicionadas as normatizações das autoridades sanitárias.
  1. Iniciamos a implantação de Grupos de Trabalho (GTs) que irão debater e elaborar uma Minuta propositiva, a ser apresentada e discutida amplamente, com a participação de todos os segmentos e de todos os setores e unidades da Universidade. Esses GTs irão discutir sobre cenários de volta às atividades presenciais, quando superarmos este momento crítico da pandemia. Ressaltamos que essas possíveis ações e cenários serão conduzidos de forma responsável, sem açodamento, e tendo como variáveis centrais a vida das pessoas e a preservação da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão, bem como das atividades administrativas de nossa Instituição.
  1. A UFRPE está ofertando (ou ofertará nas próximas semanas) para nossos estudantes, técnicos, docentes e terceirizados as seguintes ações:
  • Cursos de Inglês e Francês a distância, via UAEDTec-NID-ACI, para todos os nossos alunos, professores, técnicos e terceirizados.
  • Acesso online gratuito a Plataforma COURSERA, até dia 31/07, com diversos cursos gratuitos e com certificação. Estamos também em tratativas com uma outra plataforma, a EDx.
  • Cursos a distância sobre o funcionamento do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), que é nosso sistema eletrônico de processos desde o dia 27/04.
  • Oferta de mais de 3 mil vagas em 11 cursos gratuitos de curta duração pelo Núcleo em Educação a Distância do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE.
  • EM BREVE: Curso a distância para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRPE, para todo o nosso corpo docente.

Diversas outras ações estão também sendo realizadas no campo do acolhimento humano, da saúde mental e física, da fabricação e distribuição de Face Shield para hospitais, distribuição de alimentos e materiais de higiene e limpeza para pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outras ações. Ressaltamos ainda o assessoramento às autoridades para o enfrentamento da pandemia, através do nosso Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD), entre outras ações.

Estamos à disposição da comunidade universitária e da sociedade para eventuais dúvidas, através de nossos canais de comunicação. Solicitamos que continuemos a seguir as orientações das autoridades sanitárias, para que em breve possamos superar esta crise, e voltarmos a estar juntos em nossa UFRPE.

Recife, 25 de maio de 2020.

Marcelo Brito Carneiro Leão
Reitor da UFRPE