CPA participa do VII Enseduc

A Comissão Própria de Avaliação - CPA participou do VII Encontro de Servidores em Educação - Enseduc. O evento ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro, no Salão Nobre, em comemoração ao dia do servidor público.

No segundo dia do evento, o Técnico em Assuntos Educacionais Carlos Antônio Filho apresentou o painel sobre "Autoavaliação Institucional: estratégias de comunicação com docentes e técnico-administrativos da UFRPE". Na ocasião, fortaleceu-se a ideia de que a participação no processo de autoavaliação é um direito da comunidade universitária, enfatizando o que é avaliado, quem avalia e a principal ferramenta utilizada: o Questionário CPA.

Durante a apresentação, concedeu-se visibilidade às estratégias de comunicação para sensibilizar e mobilizar a participação de docentes e técnicos no Questionário, consubstanciada através de parcerias com outras unidades organizacionais da Universidade, tais como a Pró-reitoria de Ensino de Graduação - PREG e Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - SUGEP. Elaborou-se também um tutorial a fim de orientar os técnico-administrativos a preencherem o instrumento avaliativo.

A partir destas ações, houve um aumento significativo do percentual de participação da comunidade universitária, contribuindo para elaboração de relatórios de autoavaliação fidedignos e com uma linguagem acessível, a fim de suscitar discussões e impulsionar mudanças na UFRPE. Além do mais, foi concedida ênfase à publicação do Boletim CPA-UFRPE, cuja 2ª edição foi lançada este ano. Este documento reúne dados específicos dos cursos de graduação, os quais são sistematizados a partir da avaliação realizada por estudantes da Universidade sobre Ensino, Pesquisa, Extensão, Comunicação com a Sociedade e Políticas de Atendimento aos Discentes.

Por fim, destacou-se que os dados sistematizados pela CPA têm subsidiado a atualização do planejamento dos departamentos acadêmicos e das coordenações de cursos de graduação, bem como o processo de revisão e atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. Esta articulação é resultado da parceria com a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - PROPLAN.

A CPA agradece à comunidade universitária pela receptividade durante o Enseduc e convida docentes e técnicos da UFRPE a participarem do processo de eleição para composição da Comissão (Ciclo 2018-2020). O formulário de inscrição deve ser preenchido, digitalizado e enviado para o e-mail da CPA (cpa.proplan@ufrpe.br) até quarta-feira (08/11). A eleição será realizada no dia 23/11/2017. O Formulário de Inscrição, o Cronograma Eleitoral e demais informações sobre o processo estão disponíveis no edital abaixo.