Da academia à mesa do bar: Pint Of Science chega ao Recife pela segunda vez

O Recife recebe, pelo segundo ano consecutivo, o Pint of Science, evento internacional que tira os cientistas das universidades e institutos de pesquisa para conversar, de forma descontraída, com o público em um bar. A capital pernambucana recebe a programação especial nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio, na hamburgueria Mr. Hoppy, nas Graças, e no Beerdock, em Boa Viagem. As palestras começam às 19h30 e não há necessidade de inscrições.

A iniciativa local foi de pesquisadores das Universidades Federal (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que, este ano, trazem para as rodas de conversa temas diversos, como inteligência artificial, tratamentos de doenças com o auxílio da luz, ciberbullying, mudanças climáticas e muitos outros. A ideia é apresentar as últimas descobertas em diferentes áreas do conhecimento e oferecer às pessoas a oportunidade de interagir diretamente com os cientistas.

Nascido na Inglaterra, em 2012, com a proposta de promover maior aproximação da sociedade com a ciência e democratizar o conhecimento, o Pint of Science ocorrerá, simultaneamente em 24 países. O Brasil integra o circuito desde 2015 e é o país com mais cidades envolvidas no festival. Em 2019, o evento acontece em 85 municípios, um aumento de 55% em relação a 2018.

Vitor Moreira Lima, coordenador local do evento, destaca que “O Pint of Science é um evento para divulgar ciência, sendo uma maneira de aproximar o cientista do público leigo, através de uma linguagem simples, de coisas cotidianas, onde eles podem conversar sobre assuntos diversos.”

De acordo com o professor, o evento trará nomes importantes como o biomédico Antônio Gomes De Castro Neto que estuda como a química tem sido utilizada na detecção de drogas ilícitas e combate ao crime; Thábata Morales, médica veterinária que idealizou o uso de próteses 3D para reconstrução de carapaças de jabutis, o biólogo Marius Nils Muller, professor visitante da UFPE, que estuda os processos de acidificação dos oceanos e muito mais.

De acordo com o coordenador, são esperadas cerca de 1000 pessoas durante os três dias de evento, no Recife. Em terras brasileiras, o Pint Of Science bate recorde, chegando a alcançar cerca de 50.000 participantes espalhados pelo país, só na última edição.

A programação completa do festival pode ser conferida pelo site: https://pintofscience.com.br/events/recife.