"Debate Poético" encerra celebração dos 106 anos da UFRPE

Imagem dos artistas Jessier Quirino, Maciel Melo, Santanna e Petrúcio Amorim

Uma noite de poesia e valorização da cultura nordestina marca o encerramento da celebração de 106 anos de fundação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Na noite da última quarta-feira (07/11), poetas, cantadores, artistas da cultura regional protagonizaram o "Debate Poético", que contou com a participação de nomes como Santanna, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Jessier Quirino, Joselito Nunes, Bartolomeu Bueno e Renato Phaelante, entre outros artistas.

Durante a conversa, os artistas foram homenageados por suas colaborações para a cultura de Pernambuco do Nordeste.

Na manhã desta quarta (07/11), a programação do aniversário da UFRPE teve continuidade com a realização da 2ª Corrida e Caminhada da UFRPE, aberta à toda a comunidade acadêmica e comunidades circunvizinhas, mediante inscrição. A concentração iniciou às 6h30, no Departamento de Educação Física. O evento contou com a ampla participação de estudantes, servidores e de participantes das comunidades vizinhas à Rural.

**Aniversário
As atividades em comemoração aos 106 anos de fundação da UFRPE iniciaram no último domingo, com a realização de uma missa em Ação de Graças no Mosteiro de São Bento, em Olinda. Foi nesse local onde os monges beneditinos lançaram a pedra fundamental das Escolas Superiores de Agricultura e Veterinária São Bento, em 1912. Esse ato marcou o que viria a se tornar a UFRPE.

Na tarde da última segunda-feira (05/11), o Salão Nobre da sediou as homenagens a servidores aposentados. Em memória ao escultor, desenhista e pintor José Corbiniano Lins, a UFRPE atribuiu condecoração pelos seus trabalhos dedicados em vida. Na mesma ocasião, a solenidade teve continuidade com a concessão de título de Professor Emérito a Paulo de Jesus, docente do Departamento de Educação (DEd). O título é conferido pelo alto grau de projeção no exercício da atividade acadêmica e contribuição expressiva do professor à universidade. Também foi conferida à cantora Maria Bethânia a Laurea Mérito Cultural, pela sua contribuição à arte brasileira e, em especial, à difusão da cultura pernambucana.

Na terça-feira (06/11), foi realizado o concerto da Banda Sinfônica da Cidade do Recife, que executou um repertório de músicas clássicas, contemporâneas e populares durante sua apresentação.

Todas as atividades são  abertas para as comunidades externa e interna à Universidade.