Departamento de Agronomia apresenta prioridades durante "Reitoria Itinerante"

[[{"fid":"633","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]

Em mais uma edição, o projeto Reitoria Itinerante visitou o Departamento de Agronomia (DEPA) para dialogar, estreitar laços e encontrar caminhos para fortalecer as ações desenvolvidas por professores, estudantes e servidores do quadro técnico-administrativo. Na ocasião, a reitora Maria José de Sena e parte de sua equipe de gestores puderam conhecer ainda melhor as condições de trabalho, os anseios e realizações da comunidade da Agronomia da UFRPE, num encontro realizado no dia 15 de julho.

GALERIA DE FOTOS NESTE LINK: http://on.fb.me/1IgxpNU

“A Reitoria Itinerante é uma reunião em que nós realizamos in loco discutir a realidade do setor. Nesse projeto temos a oportunidade de, além ouvir a comunidade local, podemos visitar também todas as instalações. A partir do que que foi escutado e visto, nós elaboramos uma agenda positiva e a dividimos em ações que podem ser atendidas em curto, médio ou longo prazos”, ressaltou a reitora Maria José de Sena.

[[{"fid":"634","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]De acordo com a reitora, na próxima quarta-feira (22/07), os gestores que participaram da visita ao DEPA vão se reunir para elaborar um plano de ações para dar conta das solicitações mais imediatas, como pequenas reformas, serviços de reparos e manutenção, remoção de estruturas desativadas, arranjo de jardins, melhoria de salas de professores, laboratórios, entre outras.

“Nós já temos uma aproximação com os departamentos em geral, pois muitas ações já são realizadas no dia-a-dia. Mas uma coisa é você receber uma solicitação por meio de processos ou memorandos, outra é ir lá ver de perto e ouvir as pessoas que vivenciam aqueles espaços. E esse é um dos pontos fortes da Reitoria Itinerante”, destacou a reitora.

Entre as demandas apresentadas pela comunidade do DEPA, a valorização do curso de Agronomia. De acordo com o professor Mateus Rosa Filho, diretor do Departamento, novos desafios surgiram nas últimas décadas e que exigem uma resposta por parte da UFRPE. “O curso de Agronomia é um dos fundadores da UFRPE e com o tempo a realidade mudou muito. A cidade cresceu, a gente já não vive aqui em Dois Irmão numa zona rural. Tivemos uma redução de espaço físico, isso significou uma redução de área plantada. Consequentemente nós temos que nos modernizar diante desses fatos”, afirmou.

O diretor destacou que mesmo diante das dificuldades, a formação dos alunos continua sendo muito positiva e que, junto a isso, a pós-graduação vinculada DEPA se destaca nacionalmente, sendo reconhecida como uma das melhores do país.

A elaboração de um planejamento estratégico também foi apresentada como preocupação para o Departamento. Neste sentido, a equipe da Pró-Reitoria de Planejamento se disponibilizou em auxiliar na elaboração desse documento, que norteará as ações de curto, médio e longo prazos da gestão do DEPA.

[[{"fid":"635","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]“O curso de Agronomia é um dos fundadores da UFRPE e com o tempo a realidade mudou muito. A cidade cresceu, a gente já não vive aqui em Dois Irmão numa zona rural. Tivemos uma redução de espaço físico, isso significou uma redução de área plantada. Consequentemente nós temos que nos modernizar diante desses fatos. Temos uma área de pesquisa muito forte, ainda formamos muito bem nossos alunos. Temos que pensar numa nova realidade, o curso de Agronomia ele tem que voltar a ter o prestígio que ele tinha antes”

“O que esperamos é que consigamos resumir essas demandas numa agenda positiva para o Departamento. É pensar o futuro, resgatar o curso e resolver os problemas pontuais”, enfatizou o professor Mateus Rosa Filho.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Reitoria Itinerante iniciou pela manhã, quando gestores de diversos setores apresentaram à comunidade local algumas das ações realizadas na Instituição, sobretudo as que mais se relacionavam com o Departamento de Agronomia. Participaram da ação pró-reitores, diretores, gestores de diversos setores da UFRPE.

Estiveram presentes à edição da Reitoria Itinerante no DEPA os pró-reitores Moacyr Cunha (Administração); Madalena Guerra (Pesquisa e Pós-Graduação); Luiz Maia (Planejamento); Delson Laranjeira (Atividades de Extensão); a superintendente de Gestão de Pessoas, Patrícia Gadelha; o diretor do Departamento de Logística e Serviços (Delogs), Antão Marcelo; o diretor do Núcleo de Engenharia e Meio Ambiente, Moacy Torres; entre outros gestores.

Diferentemente do que acontece nas edições do Reitoria Itinerante, a visita ao DEPA não pôde contar com uma participação mais expressiva dos estudantes. No dia em que a Administração Superior visitou o Departamento, as atividades acadêmicas foram suspensas em virtude da greve dos profissionais rodoviários, o que praticamente impossibilitou uma presença significativa do corpo discente local. No entanto, a reitoria da UFRPE se colocou à disposição dos estudantes que quiserem apresentar suas reivindicações ou sugestões.