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Departamento de Educação promove seminário sobre Educação Superior

O Departamento de Educação da UFRPE realiza, nos dias 11 e 12 de abril, no Clube do SINDSPREV, bairro da Guabiraba, Recife, o seu Seminário de Avaliação e Planejamento de Atividades para o exercício 2019. A exemplo do que vem fazendo anualmente, neste seminário teremos a Educação Pública Superior na Conjuntura Atual: desafios e perspectivas, como tema escolhido para ser o eixo dos debates e ações ali planejadas.

No dia 11/04, às 16h30, será realizada uma atividade aberta a toda a comunidade acadêmica, quando será proferida palestra pela professora Márcia Ângela da Silva Aguiar (professora titular do Centro de Educação da UFPE, ex-presidenta da ANPEd e Conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação), que terá como objetivos refletir sobre as repercussões das recentes ações dos últimos governos no campo da Educação, analisar seus impactos na Educação Pública Superior e apontar possíveis diretrizes e ações para o fortalecimento institucional e enfrentamento desta conjuntura.

O Seminário também terá na sua programação momentos de reuniões das áreas departamentais, dinâmicas de integração dos participantes, plenárias, animações culturais, sistematização das estratégias de ação para 2019, com a participação do corpo docente e técnico do Departamento.

Um momento especial da programação será reservado para homenagear as colegas recentemente aposentadas: Onilda Vieira, Lúcia Araújo, Loide Brito, Hulda Stadler, Virgínia Loureiro e Maria Luiza Pires, com os agradecimentos pelas contribuições prestadas ao Departamento e à Universidade.

Contexto

De acordo com a organização do Seminário, a ameaça de desmonte, tensões entre os impasses-obstáculos, reformas-retrocessos e arranjos-desarticulações, mediadas e/ou protagonizadas/produzidas por forças políticas conservadoras, têm eclipsado o real significado e valor das Universidades Públicas, enquanto espaços críticos e plurais de debates de ideias, saberes e visões de mundo, mas também como lócus de construção, ampliação e aprofundamento dos conhecimentos científicos responsáveis por avanços em todos os campos: educacional, social, político,  jurídico, tecnológico, sanitário, médico, ecológico etc.