Dia Internacional da Luz é celebrado em programação especial de 14 a 16 de maio

Após o sucesso do Ano Internacional da Luz em 2005, apoiado pela UNESCO, o Dia Internacional da Luz (DIL) foi criado para “honrar o papel vital da luz que salva vidas em todo o mundo” e é também uma atividade apoiada pela UNESCO (https://www.lightday.org).  Haverá uma celebração global nesta data e, em muitos lugares, se estenderá durante toda a semana.  O objetivo principal é conscientizar a sociedade sobre os benefícios da luz, desde as implicações científicas até as tecnológicas e societárias.  O dia 16 de maio foi escolhido pois foi o dia em que o primeiro LASER foi colocado em operação em 1960, por Theodore Maiman nos Estados Unidos.

O Departamento de Física da UFRPE tem um grupo de pesquisa em óptica e fotônica atuando há vários anos, com professores pesquisadores e alunos de Licenciatura Plena em Física e do Mestrado em Física Aplicada.  Além de pesquisa em óptica e fotônica, os membros realizam atividades educacionais de extensão através de grupos de trabalho vinculados a sociedades profissionais internacionais como a International Society for Optics and Photonics (SPIE) e a Optical Society (OSA).

Em 2017 o “SPIE RECIFE STUDENT CHAPTER” foi estabelecido, com estudantes da UFRPE, UFPE e UPE, sob a presidência de Lidiane Maria de Souza, aluna de Licenciatura Plena em Física da UFRPE, e a co-coordenação do Prof. Dr. Michael Lee Sundheimer, DF-UFRPE, e do Prof. Dr. Anderson S. L. Gomes, DF-UFPE.

Entre os dias 14 e 16 de maio de 2018, em comemoração ao DIL, o grupo de estudantes que formam o “SPIE RECIFE STUDENT CHAPTER” e professores da UFRPE, UFPE e UPE estarão promovendo atividades relacionadas ao DIL, conforme programação abaixo.  Destacamos na programação a presença de pesquisadores do Canadá e Suécia, que irão proferir palestras sobre aplicações da luz nos Departamentos de Física da UFRPE e da UFPE, e participarão de atividades educacionais no Colégio Militar do Recife.

As atividades também têm o apoio da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e do Instituto Nacional de Fotônica (INFO-INCT).

cartaz do dia internacional da luz com programação da ufrpe