Dia Nacional do Pau-Brasil é celebrado na UFRPE e no Parque Dois Irmãos

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), o Parque Estadual Dois Irmãos e a Agência Estadual de Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Associação Plantas do Nordeste (APNE) e Fundação Nacional do Pau-brasil, celebram nesta quinta-feira (03/05), o Dia Nacional do Pau-brasil, com eventos pela manhã e à tarde.

A ação é uma homenagem à espécie Paubrasilia enchinata, declarada árvore nacional em 1978 e considerada símbolo da nossa história, pois era encontrada em toda extensão da Floresta Atlântica. Devido à sua grande exploração econômica, encontra-se atualmente na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. O seu status de conservação é de ameaçada de extinção - quando há alto risco de desaparecimento na natureza em futuro próximo -, assim reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Instituto Chico Mendes, em 2014, com base em documentação científica disponível.

Na UFRPE, a programação acontece à tarde, a partir das 14h, no auditório da Pró-Reitoria de Extensão (PRAE). Haverá palestras sobre a história, conservação e legislação de proteção da espécie pau-brasil, com abertura da SEMAS, CPRH e da Universidade. Participam Isabelle Meunier, engenheira florestal e professora do departamento de Ciência Florestal da UFRPE, Ana Cristina Fontes, da FUNBRASIL e Mayra Gomes, engenheira agrícola da APNE.

A programação no Parque Dois Irmãos, unidade de conservação estadual do Bioma Mata Atlântica, com 1.158 hectares, terá apresentação da presidente da Fundação Nacional do Pau-Brasil, Ana Cristina Lima, filha do homenageado, ex-professor da UFRPE Roldão Siqueira Fontes, que faleceu 1996. Haverá um plantio simbólico de mudas de pau-brasil, com a participação de alunos de escolas públicas, além de apresentação de composições para violino da Orquestra Criança Cidadã, do bairro do Coque, com um repertório surpresa para os convidados.

A escolha da apresentação musical com violinos é também uma reflexão sobre o uso comercial da madeira do pau-brasil. A espécie reúne uma rara combinação de atributos físicos para a confecção de arcos utilizados em diversos instrumentos, como rigidez, flexibilidade, densidade, beleza e a capacidade de adquirir e manter, durante anos, uma curvatura. De acordo com pesquisa do Instituto de Botânica de São Paulo/Fapesp, os primeiros arcos de violino foram produzidos na França. Desde então, não há registro de material sintético ou natural, melhor que o Pernambuco, como o pau-brasil é conhecido no exterior, para fabricar arcos de violino.

Atualmente, devido à ação de proteção da espécie ameaçada, árvores como o ipê e a braúna são utilizadas como madeiras alternativas para a confecção de arcos para instrumentos como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. O Laboratório de Produtos Florestais (LPF), vinculado ao Serviço Florestal Brasileito/MMA, viabiliza soluções tecnológicas para a utilização de produtos das florestas, como madeiras comerciais, fornecendo dados sobre conservação e comercialização, distribuição geográfica, bioma e dados de nomenclatura comercial e científica.

O Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Carlos Cavalcanti, que estará na abertura da ação de educação ambiental no Parque Dois Irmãos, destacou a importância da data: "Este não é apenas um evento no nosso calendário ambiental, ele representa o resgate dessa espécie que é emblemática pois, além de dar nome ao nosso País, precisou passar por um importante trabalho de resgate e de recuperação aqui no estado. Um dos responsáveis por este trabalho foi o professor Roldão Fontes, que lutou pela criação de sementeiras para produção em larga escala de mudas do pau-brasil e realizou importante trabalho de educação ambiental em escolas e prefeituras. Como reconhecimento, o Governo de Pernambuco, através da Agência CPRH, o homenageou em 1990 com o Prêmio Vasconcelos Sobrinho", ressaltou.

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO PAU-BRASIL - 3 DE MAIO

Manhã - Parque Estadual Dois Irmãos - PEDI
Local: Praça Farias Neves Sobrinho, s/nº - Dois Irmãos - Recife
Horário: 9h

- Abertura da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Agência CPRH - Homenagem ao Professor Roldão de Siqueira Fontes, com participação de Ana Cristina de Siqueira Lima, filha do Prof. Roldão.
- Plantio simbólico de mudas da espécie Pau-brasil
- Apresentação da Orquestra Criança Cidadã

Tarde - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Local: Auditório da Pró-Reitoria de Extensão da UFRPE (ao lado do bosque de pau-brasil) - R. Manuel de Medeiros - Dois Irmãos, Recife