Diretor de Educação a Distância da CAPES visita UFRPE

pessoas num laboratório de física, em pé
Acompanhado pela reitora Maria José de Sena, Carlos Lenuzza (esq.) conheceu diversos espaços da UFRPE. Unidades do Cabo (UACSA) e de Educação a Distância fizeram parte da programação.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) recebeu, na última terça-feira (12/02), o diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Carlos Lenuzza. Acompanhado pela reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, e pelo diretor geral e acadêmico da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE, professor Jorge Correia, o gestor da Capes conheceu espaços da UAEADTec e da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA).

A agenda da visita começou no início da manhã, com uma visita à UACSA. Na ocasião, Carlos Lenuzza pôde conhecer o campus onde funciona atualmente a unidade do Cabo, passando por salas de aula, laboratórios, auditórios, entre outros espaços. “Estou impressionado com a qualidade dos laboratórios e espaços da unidade. Muita gente no Brasil precisa conhecer melhor a experiência da UFRPE com as engenharias”, ressaltou.

Unidade mais recente da UFRPE, a UACSA propõe um projeto inovador de formação de profissionais da engenharia. Os estudantes têm a possibilidade de saírem com os graus de tecnólogo e bacharel em suas respectivas formações. Atualmente, mais de 1.500 alunos fazem parte do corpo discente local. Ao longo do percurso formativo, os estudantes são motivados a desenvolverem projetos para a solução de problemas concretos da sociedade. Na UACSA, a UFRPE oferta os cursos de Engenharia Civil, Eletrônica, Elétrica e de Materiais e Mecânica.

Ainda pela manhã, Carlos Lenuzza conheceu as obras do campus definitivo da UACSA. Orçada em cerca de R$ 250 milhões, a obra é um dos investimentos mais importantes em andamento na educação superior do país. A previsão é de que as edificações sejam concluídas até o próximo ano.

pessoas sentadas no auditório ouvindo palestraÀ tarde, Lenuzza visitou as instalações da UAEADTec da UFRPE, que ficam no campus Dois Irmãos, no Recife. O gestor, responsável pela Universidade Aberta do Brasil, vinculada à CAPES, conheceu os espaços administrativos e pedagógicos da educação a distância na UFRPE. Em seguida,  equipe da UAEADTec realizou uma apresentação sobre os diversos cursos ofertados pela UAB/UFRPE em Pernambuco e em outros estados. Lenuzza destacou a importância da institucionalização da educação a distância por parte das universidades brasileiras. O gestor também chamou a atenção dos presentes para a necessidade de serem criativos e comprometidos com o desenvolvimento da educação a distância no país.

“Estamos vivendo um tempo em que os recursos estão mais escassos, o orçamento mais enxuto. Nesse sentido, queria pedir a cada um de vocês que sejam criativos para realizar nossas atribuições com qualidade e compromisso”, enfatizou. Foco na formação de professores e melhora na relação ingressantes/formados foram alguns dos apontamentos feitos por Lenuzza.

Ciência na Escola

Em 2019 o Governo Federal lançará um programa especial para o fomento da ciência nos ambientes escolares da Educação Básica. Embora ainda não esteja totalmente formatado, o projeto Ciência na Escola apoiará por meio de repasses de recursos financeiros projetos e iniciativas voltadas à promoção científica de crianças e adolescentes.

Em conversa com a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, Carlos Lenuzza solicitou que a UFRPE busque se engajar nessa iniciativa, estudando o edital específico (a ser lançado nos próximos meses) e apresentando propostas e projetos que possam ser contemplados nessa perspectiva de financiamento.

“A UFRPE tem um perfil de muito compromisso com este tipo de iniciativa. Atualmente diversos projetos já realizam ações dessa natureza em escolas e comunidades. Certamente, quando a proposta for divulgada, vamos nos engajar e apresentar projetos para o edital”, destacou a professora Maria José de Sena.