Disponibilizada minuta do Plano de Funcionamento da UFRPE entregue aos Conselhos Superiores

fachada do prédio central da UFRPE

A equipe de sistematização da Proposta do Plano de Funcionamento da UFRPE disponibilizou, nesta segunda-feira (13/07), a minuta do documento aos membros dos Conselhos Universitário (Consu), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores, com as contribuições da comunidade universitária após consulta pública. A proposta - que pode ser apreciada, no anexo abaixo, por estudantes, docentes e técnicos-administrativos interessados - será analisada pelos/as conselheiros/as e votada em reunião nesta sexta-feira (17/07).

Ressalta-se que o processo vem sendo amplamente divulgado em todos os canais de comunicação institucionais, desde o dia 10 de junho, quando foi anunciada a construção coletiva do plano pelos grupos de trabalho e disponibilizados e-mails relacionados à gestão de cada eixo para as primeiras sugestões e propostas de docentes, discentes e técnicos-administrativos da UFRPE. Antes mesmo, em maio, com a implantação da Central de Informações da Covid-19, a formação dos grupos e o início do processo já foram divulgados. Os GTs inicialmente formados também contaram com a participação dos corpos docente, discente e técnico, incluindo representantes de departamentos acadêmicos a Administrativos, órgãos suplementares, unidades acadêmicas e campi avançados.

A fim de garantir maior participação e interação com a comunidade, o grupo de sistematização ainda promoveu, ao longo do período de consulta pública,transmissões ao vivo no canal do YouTube e na página do Facebook da UFRPE, onde os gestores e gestoras dialogaram diretamente com as pessoas interessadas em tirar dúvidas e saber mais sobre os eixos. As lives tiveram relevante participação da comunidade. Também foram disponibilizados cards informativos relacionados aos principais temas para simplificar a linguagem da minuta oficial.

Pondera-se, no entanto, que este será um plano temporário, enquanto durar a gravidade da situação de pandemia da Covid-19, e que será monitorado periodicamente, podendo sofrer ajustes quando necessário, e com a devida participação e anuência da comunidade da UFRPE.