JavaScript não suportado

 

DQV realiza ação da campanha sobre saúde mental "Janeiro Branco"

Quando pensamos em saúde mental nos remetemos logo à ausência de transtornos ou doenças mentais. Mas, saúde mental é bem mais que isso. É a busca do sentir-se bem, de desenvolver a capacidade de se manter num estado de bem-estar ou mesmo buscar por um equilíbrio que permita se sentir em desenvolvimento e num estado de pertencimento no mundo.

Dessa forma, não é a ausência de transtornos mentais que me permitem ter saúde mental. Mas a possibilidade de pertencimento ao mundo que traga bem-estar e que vai muito além de qualquer enquadramento médico ou psicológico do sujeito.

A cor da vida é diversa, ela é multicolorida, tem momentos mais cinzas e outros mais radiantes. Não vivemos em um estado único de comportamento. Nosso humor se reflete e pode mudar a cada instante.

A nossa história é construída por nós e nossas tonalidades. E essas vão muito além de qualquer diagnóstico ou enquadramento. A visão de bem-estar que permeia a saúde mental e diversa e não nos deixemos resumir apenas aos nossos enquadramentos. Eles, por vezes, são necessários, mas não são os únicos significantes que devem marcar o sujeito.

Sejamos mais!

Imagem que aponta 10 elementos para uma vida mental saudável
Figura 1 - Fonte: Get2gether (www.actionforhappiness.org)