Educação libera R$ 15 milhões para novo campus da UFRPE

quinta-feira, 7 Julho 2016 - 11h00

FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO

Obra da instituição será iniciada no Cabo. Unidade terá cursos de Engenharia

Terreno de 20 hectares abrigará o campus, que terá 56 mil m²de área construída. Meta é abrir três mil vagas para engenharia e atender à demanda das indústrias do entorno

O Ministério da Educação (MEC) liberou R$ 15 milhões para a construção do novo campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no município de Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. O ministro Mendonça Filho assinou o repasse na última segunda-feira (4), em visita ao canteiro de obras.

O valor é mais uma parcela do acordo feito com o MEC para custeio da construção da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), que começou em 2014. Até agora já foram investidos R$ 30 milhões na terraplanagem do espaço de cerca de 20 hectares.

Com orçamento inicial de R$ 179,5 milhões, a reitoria da instituição estima em R$ 250 milhões o valor necessário para a conclusão da obra, prometida para 2020 e que deverá atender três mil alunos.  Dos R$ 15 milhões liberados ontem, R$ 7 milhões vão para a compra de equipamentos de laboratório e o restante dará continuidade às obras.

“A implantação desse campus é importante para a interiorização do ensino universitário. Vamos fazer o planejamento para 2017 e 2018, a fim de garantir a conclusão da construção”, disse o ministro. Segundo Mendonça, o Ministério da Educação passa por alterações no novo governo. “Tivemos dificuldades, porque as universidades acumularam dívidas, graças ao corte do último governo de R$ 6,4 bilhões na educação. Graças à reposição de R$ 4,7 bilhões do atual governo estamos retomando essas obras”.

De acordo com a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, a liberação se trata de um pleito da própria gestora. “Nossa ideia é que até 2018 inauguremos blocos importantes e que até 2020 tenhamos a obra concluída. Inicialmente tere­­­mos cinco cursos, mas temos espaço para que posteriormente tenhamos até 48”. Ainda segundo a reitora, até agora, já foram liberados R$ 30 milhões para a obra, que compreende 56 mil metros quadrados de área cons­­truída.

Provisório

Funcionando desde setembro de 2014 em uma unidade provisória no Condomínio Multimodal, a cerca de um qui­­lômetro de onde será construída a sede, a UFRPE do Cabo oferece cursos de engenharia (Mecânica, Eletrônica, Elétrica, Materiais e Civil), totalizando 600 alunos.

O campus atende a uma demanda de profissionais para polos industriais, refinarias e empresas prestadoras de serviços da região, além de ter ligação direta com o Porto de Suape.