Encerrada consulta pública a propostas de retorno presencial em 2022

banner com a frase Retorno seguro UFRPE

Encerrou, na última quarta-feira (8/12), o prazo da consulta pública às propostas de funcionamento das atividades acadêmicas e administrativas, bem como o Protocolo de Biossegurança que vai direcionar essas ações em 2022. Foram mais de 150 contribuições, enviadas para o e-mail sistematizacao.emergencial@ufrpe.br até o prazo estabelecido. Todas as manifestações - incluindo as sugestões realizadas em processos de escuta e reuniões com grupos que solicitaram esclarecimentos - estão sendo analisadas (e muitas já foram respondidas) pelos Grupos de Trabalho de Sistematização do Funcionamento da UFRPE, instituídos desde o início das restrições da pandemia de Covid-19, em março de 2020. De modo a atender e/ou adequar as contribuições da comunidade universitária pertinentes às normativas e legislações vigentes, a equipe de Sistematização enviará as propostas consolidadas à apreciação dos três Conselhos Superiores da UFRPE, que se reunirão na próxima quarta-feira (15/12), às 8h30. Cabe salientar que serão os três conselhos - Consu, Cepe e Curadores - que decidirão sobre as propostas de Retorno Presencial para 2022.

As propostas iniciais de organização das rotinas de atividades acadêmicas e administrativas foram construídas a partir de estudos e discussões de Grupos de Trabalho (GTs), formados por representantes de docentes, técnico(a)s, estudantes e gestore(a)s de diversas unidades, com base nos protocolos de biossegurança, recomendações e dispositivos legais do Brasil e de Pernambuco, desde o início do segundo semestre de 2021, quando foram iniciadas diversas reuniões para escuta e análise dos cenários e situações setoriais.

Para a elaboração do Protocolo de Biossegurança, que também está sendo revisado após as contribuições da comunidade, a UFRPE organizou um comitê local, a fim de definir medidas que refletissem a realidade da Instituição, levando em consideração o plano de convivência do Estado e dos municípios, os dados epidemiológicos da Covid-19 e as orientações das autoridades sanitárias competentes.

Durante todo o período de restrições impostas a partir da pandemia de Covid-19, a UFRPE manteve canais de discussão abertos com a comunidade universitária, com outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e grupos de estudo e monitoramento, como o Instituto de Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD/UFRPE/UFPE). O diálogo com a comunidade foi gerenciado pelo Comitê de Prevenção ao Coronavírus (Covid-19), cuja central de informações permaneceu ativa na página principal do portal da UFRPE (www.ufrpe.br), com a disponibilização de todos os procedimentos e setores, com respectivos e-mails e o canal direto pelo email: covid19@ufrpe.br

Nesse contexto, ainda em 2020, foram instituídos grupos de trabalho compostos por técnico(a)s, docentes e discentes, para construir coletivamente uma Proposta Preliminar de Funcionamento da UFRPE. Após consulta pública, o Plano de Funcionamento foi aprovado em 17/07/2020, por unanimidade, pelos Conselhos Superiores, e versão posterior em 16/03/2021, cuja vigência se estende até a aprovação das propostas em análise.
Por fim, agradecemos à toda comunidade da UFRPE pelo envolvimento e participação em todo esse processo, cuja construção sempre ocorreu de forma transparente e colaborativa, desde o início da Pandemia da Covid-19.

HISTÓRICO

17.11.21 - ​UFRPE apresenta Protocolo de Biossegurança e abre consulta pública para retorno das atividades presenciais

Confira aqui a Central de Informações sobre os Planos de Funcionamento da UFRPE em 2020 e 2021

Confira aqui a Central de Informações Covid-19 pelo Comitê de Prevenção da UFRPE