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Engenharia de Controle e Automação - Belo Jardim

Atento às demandas sociais, econômicas e culturais de Pernambuco e, em especial, da Região do Agreste do referido estado, a UFRPE através da Unidade Acadêmica de Belo Jardim – UABJ,cria o curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação. O curso irá permitir uma dupla titulação ao estudante ingressante: Bacharel em Engenharia de Controle e Automação e Tecnólogo em Eletrônica Insdustrial. Além disso, sua proposta pedagógica orienta-se por uma concepção ativa dos processos de ensino e aprendizagem, incorporando metodologias que incentivam a criatividade e autonomia dos estudantes. Neste sentido, destaca-se o ensino híbrido e a realização de projetos interdisciplinares por meio da Problem Based Learning – PBL em diferentes etapas do curso.

OBJETIVO GERAL

Formar engenheiros de computação com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estimular, ao longo do curso, a criticidade, a criatividade, o trabalho multidisciplinar, iniciativa e liderança, dentre outras atitudes;
  • Incentivar a criação e o fortalecimento de uma cultura de desenvolvimento de soluções e serviços no Nordeste, e mais especificamente do estado de Pernambuco;
  • Produzir conhecimento técnico e científico para as organizações da região por meio de parcerias com empresas locais, ONGs, instituições públicas/privadas, e projetos de pesquisa e de extensão, que exaltem a capacidade produtiva dos profissionais da região;
  • Formar profissionais capacitados para exercer a profissão de Engenheiro de Controle e Automação e de Tecnólogo em Eletrônica Industrial, respeitando os princípios éticos e científicos que comandam a profissão;
  • Formar profissionais conscientes da necessidade de contínua atualização profissional.

CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Bacharel em Engenharia de Controle e Automação

  • Empresas e indústrias que utilizam sistemas automatizados;
  • Indústrias de máquinas, equipamentos e dispositivos de controle e automação industrial, comercial e predial;
  • Concessionárias de energia;
  • Automatizando os setores de geração, transmissão e distribuição de energia;
  • Laboratórios de pesquisa científica e tecnológica;
  • Empresa própria ou prestando consultoria;
  • Centros de Pesquisa e IES.

 Tecnólogo em Eletrônica Industrial

  • Empresas de planejamento;
  • Desenvolvimento de projetos e assistência técnica;
  • Indústrias gráficas, têxteis, químicas, metalúrgicas e de informática;
  • Laboratórios e Centros de desenvolvimento e pesquisa;
  • Montadoras automobilísticas e de aviões;
  • Instituições de Ensino;

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação será na modalidade presencial e funcionará em período integral, com 80 (oitenta) vagas anuais e 40 (quarenta) por semestre e com duas entradas em cada ano letivo. Os conteúdos de formação serão apresentados em componentes curriculares com 30, 45, 60 horas/aulas semestrais. O curso funcionará na Unidade Acadêmica de Belo Jardim, e o Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação será desenvolvido em 10 períodos (5 anos), totalizando 4.050 horas horas/aula, permitindo-se um prazo máximo de 18 semestres para a conclusão do curso. Já o Tecnólogo em Eletrônica Industrial, será desenvolvido em 6 períodos (3 anos), totalizando 2.685 horas/aula, com um prazo máximo de 11 semestres para a conclusão do curso.

A organização curricular do curso de Engenharia de Controle e Automação permite que o aluno, uma vez ingressado no Bacharelado e após ter cumprido a carga horária mínima de 2.685h, obtenha o título de Tecnólogo em Eletrônica Industrial considerando a matriz curricular específica. Para obtenção do título em Bacharel em Controle e Automação o aluno deverá cumprir uma carga horária total de 3.885 horas, não sendo obrigado a cumprir a carga horária de 165h do ESO do Tecnólogo. Neste caso, o estudante que interromper o bacharelado terá um prazo máximo de 2 (dois) anos para retornar à Instituição e concluir a segunda titulação. Para a segunda titulação do Bacharelado se faz necessário cumprir toda a matriz curricular do curso de tecnólogo e obter uma carga horária total de 4.050h.

A carga horária mínima do ESO será de 165 (cento e sessenta e cinco) horas para o Tecnólogo e 180 (cento e oitenta) horas para o Bacharelado. Os componentes curriculares intitulados Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso e o Trabalho de Conclusão de Curso são obrigatórios, estes dois últimos são exclusivos para o Bacharelado. 

METODOLOGIAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM

O ensino híbrido representa uma quebra de paradigmas em direção a uma proposta de inovação mais alinhada com os avanços tecnológicos de uma sociedade pós-moderna. Pensar, portanto, o ensino híbrido significa organizar estratégias metodológicas utilizando atividades presenciais e a distância em plataformas on-line, empregando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), e off-line, nos momentos de interação com colegas e/ou com o professor/tutor.  Nessa perspectiva, seja presencialmente ou à distância, o estudante compartilha de espaços interativos e integrativos de aprendizagem. São exemplos de uma abordagem híbrida do ensino presentes no curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental (BACICH; NETO; TREVISANI, 2015):

  • Sala de aula invertida;
  • Rotação por estações;
  • Laboratório rotacional;
  • Rotação individual.

O curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação oportunizará aos alunos o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, no quinto, sétimo e oitavo períodos. Cada um dos componentes curriculares denominados de “Projetos Interdisciplinares” terá a carga horária total de 45 (Tecnólogo e Bacharelado) ou 60 horas (Bacharelado) e adotará a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (Project Based Learning – PBL), que tem por base a investigação como ponto de partida para a aquisição e integração de novos conhecimentos. Ele valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, estimula o desenvolvimento das competências transversais, favorecendo a capacidade crítica de análise e construção de soluções para as situações-problema (BARROWS, 1986).  Além disso, desenvolve a habilidade de saber avaliar as fontes utilizadas na investigação, bem como estimula o trabalho em equipe (SOUZA e DOURADO, 2015)

Turno: Manhã e Tarde

Duração: 5 anos

Vagas: 40 por semestre