Equipe do LDA recebe prêmio Professor Carlos Tokarnia

A Equipe do Laboratório de Diagnóstico Animal (LDA) do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi a grande vencedora da 2ª edição do Prêmio Professor Carlos Tokarnia, durante o IX Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário, realizado em Salvador/BA. A premiação é dada pelo Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA) aos melhores trabalhos apresentados no evento.

A equipe vencedora foi formada pelo Prof. Fábio de Souza Mendonça que recebeu o 1º lugar dentre as apresentações orais e pelos estudantes de Iniciação Científica do curso de Medicina Veterinária, Givaldo Bom da Silva Filho (3º Lugar na apresentação oral) e Danielle Pimentel Ribeiro (3º lugar no fórum de apresentação de lâminas de histopatologia). Também formaram a equipe do LDA, o Prof. Francisco de Assis Leite Souza do DMFA e as estudantes do curso de medicina veterinária Hisadora Advíncula Chaves e Thaiza Campelo Braga.

A equipe do LDA enviou para o evento 19 trabalhos referentes aos últimos dois anos de pesquisas realizadas na área de diagnóstico de doenças de animais de produção e de animais silvestres. Um dos trabalhos, intitulado “Paralisia Laríngea em Caprinos no Agreste de Pernambuco”, elucidou a etiologiado “Mal do Ronca”, doença identificada pela primeira vez pelo Professor Carlos Tokarnia em 1949, em bovinos no nordeste do Brasil e que ainda permanecia obscura em vários aspectos. Outro trabalho premiado, “Diagnóstico de intoxicação por Ipomoea marcellia em caprinos pelo método de biópsia hepática”, apresentou à comunidade científica uma nova espécie de planta tóxica de importância pecuária e demonstrou que é possível identificar animais doentes antes que eles apresentem sinais clínicos de intoxicação.

“Dessa forma, os animais podem ser salvos e se evita que a doença se espalhe no rebanho pelo mecanismo de facilitação social (quando um caprino influencia os demais a ingerir determinada forragem)”, explicou Givaldo Bom Filho. O terceiro trabalho premiado, apresentou à comunidade científica uma intoxicação rara em bovinos por Kalanchoe blossfeldiana.“Essa planta é ornamental e cultivada em jardins. As pessoas desconhecem sua importância e os acidentes devido à sua ingestão são importantes principalmente em crianças, cães e gatos pois a planta é extremamente tóxica e provoca o mal funcionamento do coração”, explicou Danielle Ribeiro.

Os Professores Fábio Mendonça e Francisco Souza, também membros do CBPA, apresentaram proposta para a realização em 2018, do X Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário em Recife. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo colegiado.

O Laboratório de Diagnóstico Animal é liderado pelo Prof. Fábio Mendonça e tem a missão de auxiliar médicos veterinários de campo e produtores rurais de todo o Estado de Pernambuco no estudo e resolução de problemas provocados por doenças de difícil diagnóstico.

[[{"fid":"2157","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","attributes":{"height":452,"width":405,"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"panopoly-image-original media-element file-default"},"link_text":null}]]