JavaScript não suportado

 

Estação de Pequenos Animais realizou o II Dia de Campus da UFRPE

A Estação Experimental de Pequenos Animais do Carpina – EEPAC/UFRPE, ligada à Pró-Reitoria de Administração, realizou nos dias 05 e 06 de abril o “II Dia de Campus da UFRPE – Semeando Conhecimento”, com o objetivo de ofertar de forma gratuita Minicursos para públicos diversos; foram abordados temas relacionados ao Beneficiamento do Leite (Presciliana Brito – CIC/PRAE); Horticultura Orgânica (Tahíse Peixoto - PPGZ/UFRPE); Aproveitamento Integral dos Alimentos (Neide Shinohara e Fátima Padilha – DTR/UFRPE) e Aplicação de Medicamentos em Animais de Produção (Daniel Dias, Bruna Karla, Rummenigue José e Luan Aleksander – DMV/UFRPE). O Evento contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre alunos do CODAI, do Curso Técnico em Agropecuária, produtores rurais da região, moradores do município do Carpina e cidades circunvizinhas, além de discentes e professores da UFRPE.

Para a senhora Edinalva Maria, participante no Curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos, o evento foi bastante significativo: “Esse tipo de evento é muito interessante e de uma importância muito grande para nós moradores de Carpina, porque quando a gente participa de atividades assim, acaba dando mais valor ao aprendizado, e esses cursos reforçam ainda mais o nosso interesse em conviver com o pessoal da Universidade. Nosso município é privilegiado, porque temos a Universidade Rural aqui, bem pertinho de nós, e ainda nos dando apoio e nos ensinado, adorei a oportunidade, quero participar ainda mais de outros cursos, já estou ansiosa com os próximos eventos, não deixarei de participar”.

Do mesmo modo, para a Professora Neide Shinohara, do Curso de Gastronomia da UFRPE, a realização do Evento traz, de forma impar, uma oportunidade para a integração Universidade/Sociedade: “A Estação de Pequenos Animais do Carpina possui uma importante variedade de carne, ovos, leite e derivados, além de frutas e hortaliças, essa riqueza alimentar oportuniza para que os alunos de Gastronomia e de outros cursos de Graduação da UFRPE possam conhecer esses grupos de alimentos desde a produção no campo, com todo seu frescor e qualidade, até a realização de oficinas culinárias, oferecidas às comunidades do entorno. Essas atividades extensionistas estreitam a relação do conhecimento de alunos, professores, técnicos e comunidade local, porque todos exercitam a soberania alimentar valorizando a integralidade doas alimentos e proteção da nossa riqueza culinária. Parabéns à UFRPE, por manter uma Unidade que serve para a realização de atividades práticas para quem trabalha com alimentação e toda a sua cultura envolvida na produção, colocando o homem do campo como centro principal da formação dos nossos alunos, em resposta a uma Sociedade que anseia por essa proteção”.

O Evento foi marcado pela forte presença dos alunos do CODAI-UFRPE, os quais participaram ativamente dos cursos de Horticultura Orgânica e Aplicação de Medicamentos em Animais Produção, junto aos produtores rurais da região. Para a professora do CODAI, Suely Lima, a ação também foi de grande relevância: “O minicurso foi muito bom, pois oportuniza para os alunos uma nova visão dentro dos temas abordados em sala de aula, além disso, reforça a importância desta Estação para a realização de aulas práticas, ao mesmo tempo em que integra os alunos e professores da Universidade, junto aos alunos e professores do CODAI, culminando em uma grande parceria, reafirmando a importância de se conviver em conjunto sempre”. Para o senhor Edigar, produtor do município de Buenos Aires, a oportunidade de participar do Curso de Aplicação de Medicamentos foi fundamental para suas atividades diárias: “Esses cursos assim são importantes demais para nossa lida com os animais, eu mesmo dependo muito de assistência e que muitas vezes não temos, e quando a gente aprende a fazer as coisas de forma correta, a gente além de poder lhe dar com os problemas que surgem, a gente ainda economiza. Precisamos desse tipo de ação cada vez mais, e a Universidade Rural está de parabéns, por trazer para perto de nós esses cursos”.

O Dia de Campus da UFRPE está em sua segunda edição, e visa esta aproximação com a sociedade através da Estação de Pequenos Animais do Carpina, realizando ações de Extensão Universitária, com ênfase para ações de cunho socioeducativo, levando conhecimento teórico/prático para toda população de Carpina e região circunvizinha, integrando a comunidade universitária à sociedade Pernambucana. Para o discente de graduação Luan Aleksander, do Curso de Medicina Veterinária da UFRPE: “Esse tipo de ação é de fundamental importância para a nosso formação, pois além de conviver diretamente com os produtores rurais e sociedade como um todo, nós temos a oportunidade de vivenciar de forma prática o potencial da EEPAC, não só como um dos nossos Campi, mas como um importante espaço para o desenvolvimento de nossas aulas práticas, nossos projetos de pesquisa e de extensão. Como aluno de ciências agrárias me sinto extremamente privilegiado por saber que a minha Universidade tem tanta coisa boa para mostrar e para nos ofertar. Sinto-me orgulhoso de tudo isso, e quero participar mais e mais de eventos como esse e de ações nessa e em outras estações da UFRPE”.

A Coordenadora da Estação, Adrielle Menezes, reforça ainda que a EEPAC está à disposição de toda a comunidade acadêmica e que se encontra de portas abertas para receber professores, discentes e técnicos da UFRPE, que objetivem realizar ações de ensino, pesquisa e extensão nas suas dependências: “A EEPAC, é um importante celeiro para as ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, aqui os alunos e professores têm oportunidade de realizar projetos de pesquisa, aulas práticas e eventos de extensão, e podem contar com todo o nosso apoio e a disponibilização de todos os nossos setores. Estamos sempre de portas abertas para estimular a integração acadêmica e contribuir com a população local”.

Mais Informações: 81 – 3621.0473

Endereço da EEPAC:  Rua Vidal de Negreiros, SN. Bairro São José. Carpina – PE.