Estudante da UFRPE lança documentário "Viver não cabe no Lattes" em evento nesta sexta (05/10)

Foto do estudante Mário Emmanuel
   Mário Emmanuel lança documentário sobre ansiedade e depressão nas
   universidades. A ideia surgiu a partir dos relatos que ouvia de colegas.

Na próxima sexta-feira (05/10), será realizado o evento "Saúde Emocional na Universidade: Viver não cabe no Lattes”, cujo objetivo é promover uma reflexão sobre problemas como ansiedade, depressão e sobre a importância da saúde emocional no espaço universitário. Na ocasião será realizado o lançamento do documentário "Viver não cabe no Lattes", de autoria do estudante do curso de Licenciatura em História da UFRPE Mário Emmanuel. Também será feita uma roda de conversas sobre o tema, com participação da professora Anna Paula de Avelar, do Departamento de Educação (DED).

A ação será realizada no auditório da Biblioteca Setorial Manuel Correia de Andrade, no campus Dois Irmãos, no Recife, das 14h às 16h.

No documentário “Viver não cabe no Lattes”, Mário Emmanuel traz uma reflexão sobre a depressão e os problemas emocionais vivenciados por universitários de Pernambuco ao longo de seus cursos de graduação. Segundo o autor, a ideia de produzir o documentário partiu de sua própria experiência enquanto estudante de graduação. “Eu sempre conversava com colegas de curso e percebia que esses relatos sobre as pressões da universidade se repetiam, eram constantes. Aí tive a ideia de gravar esses depoimentos e procurar saber também como era essa realidade em outras universidades de Pernambuco”, diz. Ao todo, foram registrados por Mário 30 depoimentos de estudantes da UFRPE, UFPE, UPE, Unicap e Faculdade Guararapes.

A produção e as entrevistas começaram a ser tomadas em julho deste ano. Durante as conversas com os estudantes, Mário disse diz ter percebido que ao menos três problemas convergentes. O primeiro, era sobre a falta de capacidade das universidades em tratar de temas como depressão, ansiedade e mesmo o suicídio. O segundo, tinha a ver com os preconceitos e poucas informações a respeito desses problemas. O último referia-se a uma crítica dos entrevistados sobre a estrutura de produção acadêmica dentro das universidades, marcada muitas vezes por excesso de atividades, falta de diálogo entre disciplinas, cobranças excessivas e metodologias de ensino inadequadas ou ultrapassadas.

“Parece até que já foi aceito como normal que viver a experiência da universidade significa sofrer. A universidade, infelizmente, virou sinônimo de sofrimento para muita gente. E não precisava ser assim”, destaca Mario Emmanuel. “O objetivo desse vídeo é mostrar como se dá a depressão e a ansiedade na universidade e sensibilizar os estudantes para ir com calma, para não aceitar essa velocidade toda, respeitar o próprio ritmo”, enfatizou.

Programação

Além do lançamento do documentário “Viver não cabe no Lattes” e da roda de conversa com a professora Anna Paula Avelar, serão realizadas dinâmicas de respiração, troca de experiências apresentação de canto, entre outras ações.

Confira abaixo o cartaz do evento.

imagem do cartaz com informações do evento