Estudante do NUFERGE-UFRPE Ganha Prêmio Naíde Teodósio 2016

A estudante Laura Miranda, bolsista do PIBIC-UFRPE 2015-2016, ganhou em primeiro lugar, na modalidade de artigo de graduação, o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero – ANO IX 2016.

O prêmio, organizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, premia estudos de gênero interrelacionados com as dimensões de classe social, raça, etnia e geração. A estudante foi premiada com o artigo de pesquisa “Trajetórias Educacionais de Mulheres Titulares do Bolsa Família em Recife (PE)”.

Laura Miranda juntamente com a discente Mariana Pontes integram o Núcleo de Formação em Educação e Relações de Gênero (NUFERGE), vinculado ao Departamento de Educação da UFRPE. Desde 2015, as estudantes participam da pesquisa “Mulheres, Programa Bolsa Família e Educação: investigações sobre trajetória escolar de mulheres titulares do PBF”, coordenada pela docente profª Giselle Nanes em parceria com a profª Marion Teodósio de Quadros, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE.

A cerimônia de premiação ocorrerá, em dezembro, no Teatro Santa Isabel com participação da Secretária da Mulher de PE - Drª Silvia Cordeiro. Além do prêmio, no valor de R$ 5.000,00, concedidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, a estudante ganhou um auxílio da FACEPE para participação em congresso. Em 2017, a estudante da UFRPE apresentará o artigo premiado no 13º Congresso Mundial de Mulheres que acontecerá conjuntamente ao Seminário Internacional Fazendo Gênero 11, em Florianópolis, Santa Catarina.