Estudantes da UACSA/UFRPE participam de competição de projetos da Intel

[[{"fid":"2203","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":135,"width":240,"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]Entre os dias 1 e 3 de novembro, alunos da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) da UFRPE participaram da Intel Embedded Systems Competition 2016, realizada em João Pessoa – PB. Na competição, estiveram presentes projetos de instituições de ensino superior de todo o país.

Para participar da competição, os alunos se organizaram em equipes e submeteram propostas de projetos que deveriam ser inovadoras e utilizar a plataforma de desenvolvimento Galileo Gen 2, fabricada pela Intel. Após uma avaliação inicial, os projetos foram julgados merecedores de participação na competição e os alunos receberam kits para desenvolvimento de suas propostas, desenvolvidas ao longo de sete meses. Ao final desse período, os relatórios de projeto foram submetidos pelos estudantes para apreciação da comissão avaliadora e foram selecionados para apresentação oral e demonstração prática.

Participaram do evento três projeto da UACSA, cujas equipes eram compostas por alunos do terceiro ano dos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica e lideradas por professores da Unidade Acadêmica. Os títulos dos projetos apresentados e as equipes envolvidas são os seguintes:

Verificação automatizada da espessura de uma camada de argamassa aplicada em uma parede.
Equipe: Alexandre Buarque, José Luiz Coutinho e Thiago Dias Nogueira, sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Gonçalves de Almeida Neto.

Medição automatizada do consumo de água.
Equipe: Filipe Alan Oliveira, José Lucas Vasconcelos e Priscila Marques, sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Gonçalves de Almeida Neto.

Espectroscopia por impedância elétrica.
Equipe: Henrique Ximenes, José Lucas Melo e Sérgio Quirino, sob a orientação da Profa. Dra. Amanda Souza de Paula.

[[{"fid":"2205","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":321,"width":571,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]
Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de diversos minicursos e palestras relacionadas com o desenvolvimento de sistemas embarcados. Os estudantes também puderam compartilhar experiências e interagir com alunos e pesquisadores de diversas instituições. Além dos projetos da UACSA, a UFRPE também contou com a participação de outras três equipes, compostas por estudantes de cursos do Campus Dois Irmãos.

Ao final do evento, a UFRPE recebeu da Intel a doação de 12 kits de desenvolvimento Galileo Gen 2, que possibilitarão o desenvolvimento de novos projetos e favorecerão a participação em futuras competições.