Estudantes da UFRPE são destaque em Prêmio Jovem Cientista da FACEPE

premiação sendo entregue à estudante da UFRPE, no palco do auditório da FacepeA Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) divulgou o nome dos melhores trabalhos apresentados durante a 22ª Jornada de Iniciação Científica, finalizada no dia 8 de junho. Como em todos os anos, laureando o evento, os 12 melhores trabalhos, dois de cada grande área do conhecimento (Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes; e Engenharias), receberam o Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista.

Dos 12 trabalhos premiados, quatro foram de alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Uma as laureadas foi Iviana Izabel Bezerra de Lira, do curso de Licenciatura em História, bicampeã no Programa de Iniciação Científica/FACEPE. Orientada pela professora Jeannie da Silva Menezes, Iviana apresentou o trabalho “As Dinâmicas da Ouvidoria: a Centralidade de Pernambuco na Interface entre as Comarcas das Capitanias do Norte do Estado do Brasil (1655-1760)”.

Na área das Ciências Agrárias, os dois premiados são alunos da UFRPE. José Filipe da Silva, do curso de Engenharia de Pesca, conquistou o prêmio com a pesquisa “Produção de hidrolisado proteico de peixe com duas horas de hidrólise e sua aplicação em dietas para o camarão litopenaeus vannamei”, que contou com a orientação do professor Silvio Ricardo Maurano Peixoto.

Na mesma categoria a aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas Karoline Mirella Soares de Souza foi premiada pelo trabalho “Avaliação de atividades anti-diabetogênicas e anti-hemolíticas em peptídeos obtidos a partir de leite de ovelha fermentado por grãos de kefir e submetidos a digestão in vitro”, que teve a orientação da professora Maria Taciana Cavalcanti Vieira Soares.

Nas Ciências Exatas, Maysa Lima do Nascimento, do curso de Licenciatura em Química, conquistou a premiação com a pesquisa “Estudo eletroquímico e eletroanalítico de biomarcadores de estresse oxidativo: 3-nitrotirosina, orto- e para-tirosina”, sendo orientada pelo professor Severino Carlos Bezerra de Oliveira.

Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista

O Prêmio consiste em um auxílio financeiro individual para a participação dos bolsistas vencedores, como ouvinte ou com apresentação de trabalho, em congresso científico nacional na área do trabalho premiado. O auxílio financeiro será concedido na modalidade ACP (Auxílio à Participação em Congresso ou Reunião no País) em caráter excepcional para os bolsistas vencedores. O auxílio será usado para custear despesas com:

• 01 (uma) passagem aérea nacional (ida e volta) na classe econômica;
  • quantidade de diárias de acordo com a duração do congresso;
  • taxa de inscrição para o referido congresso.

Acesse os nomes dos premiados.

* Com informações da FACEPE.