Exposição de Tecnologia e Ciência de professores e estudantes movimenta Camaragibe

O município de Camaragibe recebe, nos próximos dias 25 e 26 de setembro, a Exposição de Tecnologia e Ciência (Expotec), com a participação dos estudantes-pesquisadores da Educação Básica da Escola Ministro Jarbas Passarinho, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A exposição de trabalhos, de diversas áreas do conhecimento, ocorre das 9h às 16h no Ginásio Municipal Aloísio Rocha, em Vila da Fábrica. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.

A Expotec se caracteriza como a exposição de ciências do município, e tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento do ensino científico na educação básica. Ocorre através de Grupos de Pesquisa formados por até cinco estudantes da educação básica e um professor da educação básica das escolas do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino Médio (regular e EJA) das redes pública e privada da cidade de Camaragibe.

O evento substitui a antiga Mostra Jarbas de Tecnologia e Ciências (Mojatec), iniciada desde 2006, visto ser ela uma das ações previstas para a efetivação do Projeto Político Pedagógico da Escola, que visa ao incentivo à pesquisa científica e à invenção tecnológica, enquanto instrumento de construção do conhecimento e intervenção social.

No ano de 2013, o projeto recebeu o reconhecimento do CNPq pelo trabalho desenvolvido de incentivo à pesquisa científica nas escolas públicas, tornando-se uma exposição de projetos financiada pela entidade, sob a coordenação do professor da UFRPE Ricardo de Aguiar Pacheco.