Grupo Curupiras realiza encontro para apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão

O Grupo de Estudos e Pesquisa “Curupiras: colonialidades e outras epistemologias UFRPE” convida a comunidade universitária e demais interessados para o II ENCONTRO CURUPIRAS UFRPE: UNIVERSIDADE E ESTUDOS PÓS-COLONIAIS, que se realizará dia 15 de agosto de 2017, das 17 às 19h, na Sala de Seminários do CEGOE.

No evento ocorrerá a apresentação de trabalhos de pesquisa e de extensão realizados por discentes integrantes do Curupiras. O intuito é apresentar como os/as participantes do grupo têm combinado as diretrizes pós-coloniais estudadas nas reuniões com projetos de Iniciação Científica e de Extensão.

Os organizadores acreditam que a apresentação cumpre um papel não apenas científico, mas também se trata de uma prestação de contas pública. Por isso mesmo o evento tem o caráter propositivo, pois o eixo de todos os trabalhos é a problematização do papel ou da participação da universidade – enquanto centro de produção de conhecimento científico – na construção de uma sociedade mais justa.

No primeiro momento serão apresentados os resultados da pesquisa PIBIC 2016/2017 “As Ciências Sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco”, a partir dos relatos das bolsistas Amanda Ramos Alves dos Santos, Jéssica Jamille Ferreira da Costa e Damaris de Melo Fonseca Ribeiro.

Em seguida Luis Antônio da Silva Soares, bolsista BEXT 2017, apresentará os resultados parciais do projeto de extensão “Sociologia como ferramenta de leitura crítica da realidade social”, desenvolvido em parceria com a Associação Trapeiros de Emaús.

O Grupo de Estudos e Pesquisa “Curupiras: colonialidades e outras epistemologias UFRPE” está vinculado ao curso de Bacharelado em Ciências Sociais da UFRPE.

[[{"fid":"3154","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]