[Ifal] Secti e Ifal firmam parceria para realização do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

Evento deve acontecer em maio de 2023, no Centro de Inovação

A Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti/AL) se comprometeu a ceder o Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Estado ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal), para a realização do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), edição de 2023. A parceria foi firmada após reunião realizada nesta quinta-feira (28), entre o secretário Sílvio Bulhões e o reitor Carlos Guedes.

A decisão contou com a participação de professores do Campus Maceió e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), idealizadores da cidade de Maceió como sede do SBSI. O evento é voltado a profissionais e pesquisadores de todo o

Brasil e serve de local para a exposição de trabalhos científicos e entrega de prêmios na área de Sistemas de Informação.

Ao lado de congêneres, a professora Campus Maceió, Mõnica Gimenes, explica a importância do evento para a Secti.JPG

“Queremos um lugar para convergir a colaboração científica e tecnológica. O SBSI não é um evento apenas científico, mas técnico e científico, ligado ao empreendedorismo”, ressaltou o professor da UFRPE e membro do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais do Ifal, Marcílio Ferreira.

Na reunião, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira, apontou que além do evento, o Ifal tem interesse em atuar como parceiro permanente do Centro de Inovação. Ela aproveitou a oportunidade para apresentar um panoramadas ações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT); dos registros de propriedade intelectual, dos laboratórios voltados à pesquisa e inovação, além da incubadora mantida pelo Ifal, o Inovifal.

A Pró-reitora Eunice Palmeira apresentou à Secretaria o ecossistema de inovação criado pelo Ifal.JPG

“Muitas vezes se conhece o nome do Ifal, mas não se sabe o que a gente faz, os cursos que temos e o tipo de formação ofertada. É para isso que estamos aqui, querendo fazer a parceria com a Secretaria. A gente tem um ecossistema de inovação e fica se perguntado como a gente pode utilizar melhor essa infraestrutura em prol do desenvolvimento do estado”, pontuou a gestora.

O secretário demonstrou interesse na cessão de espaços para o Ifal. Ele lembrou que o Centro de Inovação tem cerca de 1200m², com auditório para 350 pessoas, salas de reunião e de tradução simultânea, além de equipamentos para transmissão de eventos on-line.

Professores de Sistemas de Informação do Ifal idealizaram realização do Simpóssio em Maceió.JPG

“Além de ceder o espaço, a gente poderia pensar em atividades em conjunto. Se a Secti puder, iremos colaborar com minicursos e oficinas. Queremos apoiar o Ifal no que for possível”, sugeriu Sílvio Bulhões.

Para o reitor, a adesão do Ifal a um espaço voltado ao empreendedorismo e à inovação serve para aproximar ainda mais o instituto à sociedade. “Sempre temos nos perguntado como uma instituição como o Ifal pode ajudar no desenvolvimento do estado, na produção de emprego e renda. Então trouxemos uma proposta de evento que reúne todos esses aspectos”, comentou o reitor.

Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/noticias/secti-e-ifal-firmam-parceria-para-realizacao-do-simposio-brasileiro-de-sistemas-de-informacao/view