JavaScript não suportado

 

II Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária movimenta UFRPE nesta semana

Ao longo do mês de abril, dezenas de universidades públicas de todo país realizam a II Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. Na sua primeira edição, em abril de 2014, 57 instituições de ensino superior, entre campus, institutos e universidades brasileiras desenvolveram atividades em torno da jornada. Na UFRPE, a jornada acontecerá nos dias 29 e 30 de abril, parte no CefoeE, na Aduferpe e na área externa desses dois prédios, com exposição fotográfica e feira agroecológica,

O objetivo da jornada é levar o debate da Reforma Agrária e a luta do campo para o cotidiano das universidades e, assim, abrir um canal de diálogo e formação com os estudantes, docentes e a sociedade urbana. Segundo Rosana Fernandes, da coordenação política pedagógica da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), nas últimas décadas o debate sobre a questão agrária tem sido deixado de lado nas escolas e universidades do país. Por isso, foi desenvolvida a jornada universitária, criada a partir de uma articulação com professores que apoiam a questão e querem, por diversas maneiras, debater a temática no meio acadêmico.

“Para isso contamos com formas diversas, desde seminários, ciclos de debates, projeções de filmes, feiras de alimentos saudáveis. Dessa maneira, o nosso objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica para a questão, e conquistar apoio de professores e estudantes com a luta desenvolvida pelos movimentos sociais do campo”, ressalta Rosana.

 Portanto, a relevância da II Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária é trazer o debate para o espaço acadêmico, rompendo os muros do preconceito, os latifúndios do saber e do conhecimento. O evento é realizado pelo Departamento de Educação, pelo Núcleo de Agroecologia e Campesinato e o curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE, com apoio das entidades: MST, ADUFERPE, PJR, CPT, FETAPE e MAB.

Confira a programação  da Jornada na UFRPE abaixo.

 

29 de abril

Feira agroecológica

Exposição fotográfica da História do MST, CPT, FETAPE, PJR, MAB.

9hs – Mística

        Abertura

10h às 11h30 – Debate: Consumo Consciente. Profa Raquel Uchoa

Local: área externa no CEGOE

14hs às 17hs – Oficina: Ginástica e Reforma Agrária. Estudantes do Curso de Educação Física

Local: Sala de prática II no Dep. Educação Física

18h30 – Debate: Luta pela terra, segurança e soberania alimentar na Mata Sul

Vídeo: Taco de terra

Prof. Marcos Figueiredo e agricultores(as)

Local: ADUFERPE

 

30 de abril

Exposição fotográfica da História do MST, CPT, FETAPE, PJR, MAB.

9h às 12hs – Debate: Educação, Juventude Rural, Esporte e Lazer. Profa. Gilvânia de Oliveira; Prof. José Nunes; Profa. Joanna Lessa.

Local: Sala de Seminário do CEGOE.

Encerramento.