JavaScript não suportado

 

Início de semestre letivo movimenta unidades da UFRPE

Imagem da solenidade da Aula Inaugural, no Salão Nobre da UFRPE, estudantes sentados nas cadeiras no primeiro plano, mesa de autoridades ao fundo.

As duas últimas semanas foram de intensa movimentação em todos os campi da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com a volta do semestre letivo 2018.1, as diversas unidades da UFRPE se organizaram para a acolhida de calouros e veteranos, com a realização de programação específica nos diversos cursos de graduação, bem como das Aulas Inaugurais no Recife, no Cabo, em Garanhuns e em Serra Talhada. Essas ocasiões se constituíram em momentos de integração e sensibilização para a retomada das atividades acadêmicas.

Reitora da UFRPE, Maria josé de Sena, fala ao microfone“A vida universitária traz grandes oportunidades para a realização de nossas vidas. Faremos de tudo para que os sonhos de vocês se tornem realidade”, ressaltou a reitora da UFRPE, em mensagem dirigida aos estudantes da UFRPE, em especial aos calouros 2018.1. “Dificuldades vão surgir ao longo dessa jornada, mas tenho a certeza de que vocês estarão prontos para superá-las quando aparecerem. E nós estaremos aqui para ajudar no que for preciso”, enfatizou.

Ao longo das Aulas Inaugurais, os alunos receberam informações importantes sobre a Universidade e as oportunidades que encontrarão ao longo da trajetória acadêmica. Além da reitora, participaram das solenidades o vice-reitor, Marcelo Brito Carneiro Leão, pró-reitores, gestores, docentes, coordenações de curso, representantes do movimento estudantil, entre outros segmentos da comunidade universitária.

O vice-reitor chamou a atenção para o compromisso que os estudantes devem ter com a sociedade ao longo de sua formação e, sobretudo, quando ingressarem no mundo do trabalho. “É muito importante que além de bons profissionais, competentes tecnicamente, sejamos cidadãos comprometidos com a realidade do nosso povo”, ressaltou. “Em tempos tão conturbados como o que estamos vivendo, é preciso ter sempre em mente que não há soluções fáceis para problemas complexos. O caminho para a solução dos nossos problemas passa, certamente, pela Educação”, disse.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria do Socorro de Lima Oliveira, sensibilizou os estudantes da UFRPE a aproveitarem ao máximo as oportunidades da vida universitária. “A UFRPE é uma instituição é diferenciada, pois ela foca nas pessoas, no cuidado com as pessoas. Vocês vão sentir isso ao longo de seus cursos”, disse. Ela também destacou o desafio de assegurar a inclusão das pessoas com deficiência, que pela primeira vez participaram do SISU com uma cota específica, estabelecida pela lei Nº 13.049/2016.

“Convido a todos vocês para que nossa universidade esteja mobilizada em seus diversos setores para o desafio da inclusão. Estudantes, professores e técnicos-administrativos: vamos fazer da UFRPE uma instituição sem barreiras físicas, atitudinais, pedagógicas”, enfatizou.

Estudantes durante a aula inaugural da Unidade de GaranhunsO pró-reitor de Gestão Estudantil e Inclusão, Severino Mendes Júnior, destacou as diversas políticas de Assistência Estudantil realizadas pela UFRPE. Os alunos receberam um manual com informações relacionadas à Assistência Estudantil, como o Restaurante Universitário (RU), o Programa de Apoio ao Ingressante (PAI), o Programa de Residência Estudantil (PRUG), entre outras ações.

O pró-reitor sensibilizou os estudantes da UFRPE a participarem ativamente da Pesquisa Nacional do Perfil do Graduando, realizada pela Associação dos Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “É uma pesquisa muito importante para a Assistência Estudantil em todo o país. Peço que todos e todas participem, pois é a partir desse estudo que a Andifes e as Universidades se baseiam na defesa das políticas de assistência estudantil e de valorização da Educação Superior pública, gratuita e de qualidade”, afirmou Severino Mendes Júnior.

Os estudantes foram convidados a acompanhar as notícias e editais disponíveis na página da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) na internet: www.progesti.ufrpe.br.

Aula inaugural em Serra Talhada. Manuela Mirela, presidenta do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRPE e da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), convidou calouros e veteranos a participarem ativamente do movimento estudantil, especialmente nos espaços dos diretórios acadêmicos e do próprio DCE. A discente, do curso de Licenciatura em Química, destacou a importância da luta pela defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade, laica e inclusiva, chamando a atenção para as políticas de assistência estudantil.

“A assistência estudantil não é uma esmola, mas um direito de todos os estudantes. Temos que lutar para que mais estudantes sejam atendidos por essas políticas”, afirmou.

Os calouros da UFRPE receberam também o Manual do Estudante, confeccionado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Preg) e o Manual de Extensão, produzido pela Pró-Reitoria de Extensão.

Salão Nobre da UFRPE lotado durante aula inauguralRecife

No campus Recife, foram realizadas duas Aulas Inaugurais no Salão Nobre, no dia 18 de abril, uma pela manhã e outra à noite. Nas duas ocasiões, o Coro da UFRPE apresentou parte de seu repertório musical para os participantes da Aula Inaugural. Ao fim das solenidades, os calouros foram conduzidos pelas coordenações de seus respectivos cursos para participarem de uma programação especial de boas-vindas.

Estudante prestando atenção durante aula inaugural no CaboCabo

Na Unidade do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), a Aula Inaugural foi realizada no dia 19/04, pela manhã. Os novos alunos da Unidade foram recepcionados pela comunidade universitária local. O grupo Maracatu Fantástico A Cabra Alada realizou uma apresentação cultural na recepção dos calouros, que também contou com um recital de poesias da aluna da UACSA Luana Lira. “Aqui na UACSA vocês vão encontrar uma formação criativa, engenhosa, com um lado humano e cultural muito forte. Sejam todos muito bem-vindos”, destacou o professor Gabriel Rivas de Melo, diretor geral e acadêmico da Unidade do Cabo.

Estudantes do campus garanhuns acompanham aula inauguralGaranhuns

Em Garanhuns (UAG), a Aula Inaugural foi realizada no dia 23/04, em solenidade na quadra esportiva da Unidade. Estudantes dos diversos cursos de graduação foram acolhidos pela gestão da UFRPE e da Unidade, que em 2018 dá início a um processo de emancipação para se tornar uma nova universidade, a Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE). “Estamos de portas abertas para todos vocês. No que precisarem, conte conosco durante toda a sua formação. Sejam muito bem-vindos”, disse Airon Melo, diretor geral e acadêmico da UAG.

Estudantes prestam atenção durante aula inaugural em Serra TalhadaSerra Talhada

A Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) preparou duas Aulas Inaugurais para recepção dos calouros e veteranos, pela manhã e à noite. Pela manhã, participaram da solenidade os alunos dos curtos matutinos e vespertino da Unidade. A Aula contou com a apresentação do Beatriz Simões, do Centro de Referência à Pessoa Idosa de Serra. Talhada à noite, estiveram presentes os estudantes dos cursos noturnos.

A diretora geral e acadêmica, Katya Maria Oliveira de Sousa apontou a dificuldade que muitos alunos enfrentam para dar seguimento aos estudos, sobretudo os das graduações do turno da noite. “Muitos estudantes aqui têm que deslocar mais de 100 quilômetros todos os dias para estudar, já que residem em cidades nem sempre próximas a Serra Talhada. É um desafio grande para todos nós garantir a continuidade desses alunos ao longo de toda a graduação”, afirmou.

“Contem conosco no que precisarem. Faremos todos os esforços necessários para que vocês consigam se formar e concluírem seus cursos”, disse aos alunos.