Instituto Ipê: inovação, pesquisa e empreendedorismo na UFRPE

fachada ufrpe

Pensado com a finalidade de ampliar parcerias e financiamentos de projetos acadêmicos, por meio da otimização de processos existentes e integração entre áreas complementares, o Instituto de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo (Ipê) é a proposta de uma nova estrutura que visa fortalecer a autonomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Respeitando a identidade institucional de universidade pública, gratuita e de qualidade, o Instituto Ipê buscará fomentar a inovação, o empreendedorismo, a pesquisa científica, a internacionalização e as relações da UFRPE com diversas outras instituições.

“O Instituto Ipê vai colocar a UFRPE nesse jogo do ecossistema de inovação, que será um ponto forte da nossa gestão. Já a Secretaria vai ser responsável por embarcar tecnologia em todos os processos de nossa Universidade, construção de campi inteligentes, essas questões”, diz o reitor Marcelo Brito Carneiro Leão.

A nova estrutura embarcará setores já existentes na Instituição, que passam a formar um ecossistema em que a inovação e a formação de parcerias serão permanentemente fomentadas. Entre os setores que comporão o Ipê estão a Assessoria de Cooperação Internacional (ACI), o Núcleo de Relações Institucionais e Convênios (Nuric), o Núcleo de Inovação e Tecnológica (NIT)

Abaixo, seguem as propostas a serem desenvolvidas pelo Instituto Ipê em suas diversas áreas de atuação.

finalidade insittuto ipe

instituto ipê