Laboratório Dados Abertos Brasil/UFRPE vence Hackathon Hacker Cidadão 4.0

Estudantes do Laboratório Dados Abertos Brasil – da UFRPE – venceram o Hackathon Hacker Cidadão 4.0, maratona promovida pela Prefeitura do Recife e Emprel, sob o tema Internet das Coisas e Dados Abertos. Na primeira etapa, os cinco melhores projetos classificaram-se para a final, que ocorreu durante a Campus Party Weekend Recife, nos dias 20 e 21 de agosto, no Classic Hall.

Os estudantes Eduardo Costa (Licenciatura em Computação UFRPE e Laboratório Dados Abertos Brasil), Estefanio Willams  (Gestão da Informação UFPE) e Gabriel Bandeira, Lucas Cavalcanti e Roberto Fernandes (Engenharia da Computação UFPE) conquistaram o primeiro lugar, com o projeto Bike Data. O prêmio foi de R$35 mil.

A UFRPE também havia sido finalista com o projeto EI!, por meio dos discentes Edvan Júnior (Sistema da Informação – UFRPE e Laboratório Dados Abertos Brasil), Jorge Delgado (Sistema da Informação – UFRPE), Douglas Vasconcelos (Eng. da Computação – UFPE),  Lerisson Freitas (Sistema de Informação – UFPE),  Matheus Moreira (Engenharia da Computação – UFPE).

Projeto busca envolver mobilidade e informação, criar e captar novos dados abertos que ainda não estariam disponíveis para os cidadãos.

O projeto vencedor consiste em utilizar bicicletas que circulam pela cidade para reunir dados, através de um módulo de sensores anexado em bicicletas públicas, para captar dados de temperatura, umidade, níveis de CO (monóxido de Carbono) no ar, índices de luminosidade, incidência de raios UV, taxas de poluição sonora, dentre outros dados que são indicadores essenciais para prover uma melhoria na relação entre a cidade e seus moradores.

Dessa forma, tornaria possível informações suficientes para que as pessoas escolham as melhores rotas, as mais seguras, ou até as mais confortáveis.  Segundo o professor da UFRPE e membro do , Laboratório Dados Abertos Brasil, Kellyton Brito, esta edição do Hacker Cidadão promoveu provocações importantes para as equipes. “Inovou ao propor o uso conjunto dos dados abertos governamentais com o conceito de Internet das Coisas, ou seja, a utilização de dados gerados por dispositivos físicos espalhados pela cidade e que enviam dados em tempo real”, afirmou. De acordo com o docente, esses sensores coletam dados sobre temperatura, luminosidade, umidade, qualidade do ar, pressão atmosférica, dentre outros diversos conjuntos de dados.

O Laboratório Dados Abertos Brasil é uma iniciativa de colaboração da UFRPE e UFPE, que utiliza o potencial dos dados abertos para aperfeiçoar nações, aumentar a participação de comunidades e para melhorar a vida das pessoas.  Entre seus membros estão docentes e discentes do Departamento de Estatística e Informática (Deinfo) da UFRPE, com envolvimento dos três cursos de graduação relacionados á Computação: Licenciatura em Computação, Bacharelado em Sistema da Informação e Bacharelado em Ciência da Computação .

Graças a esse trabalho, o Laboratório Dados Abertos Brasil tem obtido participação destacada em maratonas e concursos:

-         Vencedor da I Maratona Hacker da Câmara dos Deputados, Câmara dos Deputados, 2013

-         Vencedor do I Concurso Cidadão Inteligente, Prefeitura do Recife, 2014

-         Vencedor do I Concurso Inovapps, Ministério das Comunicações, 2014

-         Vencedor do II Concurso Inovapps, Ministério das Comunicações, 2015

-         2o Lugar na Startup Weekend Education, Recife, 2015

-         Vencedor na Maratona Hacker Cidadão, Campus Party Recife, 2015, categoria Diário Oficial

-         1o e 2o lugar na Hackacity Internacional, com apoio da Comissão Européia, 2016

-         1o lugar no concurso Hacker Cidadão, Campus Party Recife, 2016