Lançada versão revisada e atualizada do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRPE

cartaz ilustrando o novo pdi

A UFRPE acaba de publicar a versão revisada do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2013-2020. Após um processo amplo, democrático e participativo, a Instituição passa a contar com um documento complexo, atualizado e que traduz a identidade institucional, as estratégias e diretrizes para um futuro promissor.

Integram o PDI, entre outros documentos, o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o Planejamento Estratégico Institucional (PEI). Em suas páginas, apresentam-se um quadro do funcionamento atual da Instituição e o plano estratégico a ser seguido, em suas diversas instâncias, servindo de orientação para as ações em ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão.

A metodologia de trabalho para a construção desse documento envolveu diversos atores e etapas, tendo início em 2016, quando a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) elaborou o Projeto de Revisão e Atualização do PDI 2013-2020, atendendo sugestões também da Câmara de Planejamento e Orçamento (CPO), ligada ao Conselho Universitário da UFRPE.

O projeto foi aprovado pelo Conselho Universitário (CONSU), por meio da Resolução nº 019/2016, e foi formada a Comissão Executiva, presidida pela reitora da UFRPE e constituída por servidores de diversos setores estratégicos da Universidade. A segunda etapa consistiu na mobilização da comunidade acadêmica, com visitas realizadas no Campus Dois Irmãos e em todas as Unidades Acadêmicas – UEADTec, UACSA, UAG e UAST – além do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai).

A terceira etapa correspondeu à formação de seis subcomissões temáticas de trabalho, reunindo servidores e discentes das mais diversas áreas da Instituição, com representantes escolhidos pela comunidade. A quarta e última etapa envolveu o processo de revisão final, com formação de subcomissão específica para esse fim, disponibilização do documento para consulta pública e aprovação pelo Conselho Universitário.

Para os colaboradores de todo o processo, o PDI constituiu oportunidade para que a comunidade universitária refletisse e avaliasse os objetivos, políticas e estratégias institucionais propostos, direcionando ações e possibilitando medidas para o aperfeiçoamento da Universidade, com vistas à melhoria da qualidade da educação ofertada pela Instituição.

Acesse o documento abaixo.