Lançado novo serviço de e-mail institucional para docentes, discentes e técnicos da UFRPE

O Comitê de Tecnologia da Informação (CTI) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UFRPE informam à comunidade universitária o lançamento oficial do novo serviço de e-mail institucional (email.ufrpe.br).

O novo serviço de e-mail institucional utiliza a solução de correio eletrônico Zimbra (www.zimbra.org), versão gratuita, e pode ser acessado por toda a comunidade universitária - discentes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos - com cadastro ativo no SIG@, bem como pelos órgãos institucionais: coordenações, diretorias, secretarias, pró-reitorias, entre outros.

As perguntas mais frequentes (FAQ) do novo serviço de e-mail institucional podem ser acessadas em http://www.nti.ufrpe.br/faq-email.

O novo serviço de substitui a antiga solução de e-mail da UFRPE, baseada em uma tecnologia obsoleta, a qual está apresentando muita instabilidade e vulnerabilidade.

As contas de e-mail ativas dos órgãos institucionais com pelo menos um acesso em 2015, relacionadas no arquivo em anexo, foram migradas automaticamente para a nova solução de e-mail institucional, e a senha foi mantida.

Por motivo de segurança da informação, não haverá qualquer integração entre o novo e o antigo serviço de e-mail institucional. As mensagens mantidas no antigo Webmail institucional (webmail.ufrpe.br) precisarão ser descarregadas (download) em um cliente de e-mail instalado na máquina do usuário.

O planejamento inicial é que o antigo serviço de E-mail institucional seja descontinuado em maio de 2016, seis meses após o lançamento do novo serviço.

Solicita-se aos usuários do antigo serviço de e-mail que atualizem seus cadastros e divulguem para os seus contatos a conta do novo sistema.

Dúvidas a respeito do novo e antigo serviços devem ser registradas através de abertura de chamado para o NTI - instruções disponíveis em http://www.nti.ufrpe.br/atendimento-a-chamados.