Lançamento da Consulta Pública para Documento da Curricularização da Extensão ocorre nesta quinta (18/08)

Um novo paradigma formativo está surgindo para impactar estudantes e docentes no exercício da cidadania e inserção social da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A fim de se aproximar ainda mais da sociedade, em suas interações, soluções e objetivos compartilhados, a UFRPE elaborou o Documento Base da Curricularização da Extensão. Após intensa mobilização de Grupos de Trabalho interdisciplinares, a minuta do documento será lançada nesta quinta-feira (18/08), às 15h30, na Sala dos Conselhos, Campus Dois Irmãos.

O processo consiste na inclusão oficial das atividades de extensão no currículo dos cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa.

O documento estará disponível no portal da UFRPE – www.ufrpe.br – a partir do dia 18/08. A fim de promover a escuta da comunidade e também uma formação crítica, haverá, durante o período consultivo, quatro seminários descentralizados entre os campi da Instituição.

O primeiro seminário ocorre na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), nos dias 23 e 24 de agosto, com o tema: Diálogos entre conhecimentos tradicionais e acadêmicos.

O segundo ocorre na Unidade Acadêmica de Belo Jardim, sob o tema: Tecnologia, ciência e sustentabilidade, nos dias 25 e 26 de agosto.

Já em setembro, a Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) abriga, nos dias 5 e 6, o seminário Tecnologia, ciência e sustentabilidade. E nos dias 8 e 9 do mesmo mês, é a vez do seminário Metrópoles Sustentáveis, voltado às unidades do Recife/Sede, de Educação a Distância (UAEADTec) e do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai/UFRPE).

O documento e programação foram produzidos pela Comissão de Curricularização da Extensão, vinculada à Reitoria da UFRPE, sendo composta por representantes da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC); Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG); Fórum de Extensão, Cultura e Cidadania (FORPExC) e do Fórum das Licenciaturas.

As novas informações e propostas produzidas nos seminários serão aprovadas, sistematizadas e incorporadas para se produzir a versão final do Documento Base da Curricularização da Extensão, que se tornará a Política de Curricularização da Extensão na UFRPE.

Desde o ano passado, a Comissão de Curricularização da Extensão organizou uma agenda de trabalho e estruturou a sua operacionalização a partir de 3 Grupos de Trabalhos - GTs que passaram a atuar colaborativamente em temas centrais, por meio do trabalho de levantamento e sistematização de informações com a finalidade de subsidiar o processo interno de curricularização na UFRPE. Simultaneamente, foi realizado o I Ciclo Formativo sobre a Curricularização, constituído por três webinários que contaram com a participação de palestrantes convidados com grande experiência na temática e aberto a toda a comunidade acadêmica.

card com seminários