Pular para o conteúdo principal

Licenciatura em Ciências Agrícolas

Português, Brasil

O curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE tem como objetivo formar profissionais que contribuam com práticas educativas na construção de conhecimentos para uma convivência sustentável dos seres humanos com a natureza.

O curso foi criado pela Resolução 12/70 do CEPE e autorizado pelo Conselho Federal de Educação em seu parecer 320/72. Teve seu projeto pedagógico aprovado em 2004 e em 2012 foi avaliado pelo MEC.

Objetivos específicos do Curso

  • Formar professores(as) para o ensino básico (médio e profissional) atendendo ao Artº 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB;
  • Formar profissionais para trabalhar com extensão rural; desenvolver processos educacionais de capacitação profissional; desenvolver projetos e ações de educação ambiental; assessorar projetos de educação de jovens e adultos; trabalhar com agroecologia, agricultura familiar, desenvolvimento local sustentável; trabalhar com educação do campo; trabalhar com metodologias populares e participativas.

 A admissão do estudante é através de seleção pública, de acordo com calendário acadêmico e edital de seleção, divulgados no site da UFRPE.

Poderão participar da seleção neste curso estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca e Engenharia Agrícola e Ambiental, desde que estejam matriculados a partir do 5° período nos cursos supracitados. Também poderão participar aqueles candidatos já formados e portadores de diploma dos mesmos cursos, outorgados por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação do Brasil.

Componentes Curriculares

Carga horária (h)

Formação Profissional Específica – processada nos cursos de Ciências Agrárias

1.185 h

Formação Profissional Pedagógica – processada no turno da noite da UFRPE

630 h

Prática de Ensino

405 h

Estágio Supervisionado

405 h

Atividades Complementares

210 h

TOTAL CARGA HORÁRIA

2.8335 h

Carga horária: 2.835 horas (Formação Profissional Específica e Formação Profissional Pedagógica)

turno: 
Noite
vagas: 
40 por semestre
email: 
coordenacao@lca.ufrpe.br
telefone: 
3320.6583
duração: 
semestres (Inclui a Formação Profissional Pedagógica, Prática de Ensino, Estágio Supervisionado e Atividades Complementares)
coordenador: 
Prof. Jorge Roberto Tavares de Lima